REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arqueólogos partem ovos com 1.700 anos. Mas recuperam um intacto 08 Dezembro 2019

Um grupo de arqueólogos partiu acidentalmente três ovos romanos com 1.700 anos, depois de estes terem sido encontrados em Aylesbury, Buckinghamshire, no Reino Unido.

Arqueólogos partem ovos com 1.700 anos. Mas recuperam um intacto

Os investigadores descobriram o cesto com quatro ovos de galinha num poço e três dos ovos acabaram por se partir libertando um "cheiro potente". No entanto, a equipa conseguiu preservar o quarto, fazendo com que se tornasse o único ovo de galinha romano completo encontrado na Grã-Bretanha.

Os especialistas da Arqueologia de Oxford creem que o poço podia ser usado na altura como uma fonte de desejos romana. Além dos ovos, estavam ainda dezenas de moedas, sapatos, ferramentas de madeira e um cesto raro.

Stuart Foreman, o gestor do projeto disse que "há uma boa razão para ser a primeira a única descoberta feita em solo britânico", conta o Independent. "Num poço que esteve alagado durante milhares de anos é possível encontrar coisas que nunca teriam sobrevivido em ambiente seco. Mas é incrível que tenhamos conseguido recuperar um único. São tão frágeis", contou, a explicar a descoberta dos ovos.

"Os transeuntes deviam parar para deitar oferendas para pedir desejos aos deuses", revelou Edward Biddulph, que passou três anos a analisar os achados. "Os romanos associavam os ovos ao renascimento e à fertilidade, por razões óbvias. Já encontrámos ainda ossos de galinha e cascas de ovo partidas nas campas romanas na Grã-Bretanha, mas nunca um ovo completo", acrescentou.

As escavações decorreram entre 2007 e 2016 e a análise das descobertas têm decorrido desde então.

O outro único ovo romano recuperado intacto foi encontrado em 2010 debaixo da mão de uma criança enterrada em Roma.

Veja na galeria acima as imagens da descoberta. Fontes: NM/Oxford Archaeology&nbsp

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project