ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arlindo Barreto eleito reitor da Universidade de Cabo Verde 20 Janeiro 2022

O professor auxiliar cabo-verdiano Arlindo Barreto foi eleito na quarta-feira reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com 61,3% dos votos dos docentes, funcionários e estudantes daquele estabelecimento de ensino público, divulgou hoje a instituição.

Arlindo Barreto eleito reitor da Universidade de Cabo Verde

Segundo a Lusa, José Arlindo Barreto, de 55 anos, é atualmente professor auxiliar, entre outras, da cadeira de Literatura Francesa e Francófona da Uni-CV, sendo doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté, (França), mestre pela Universidade de Rennes (França) e licenciado em Didática do Francês como Língua Estrangeira pela Universidade de Poitiers, (França).

Sob o lema "Juntos por uma universidade de confiança", a lista liderada por José Arlindo Barreto, da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, obteve 863 votos (61,3%) de docentes, funcionários e alunos, entre os 1.396 votantes nas eleições realizadas durante todo o dia de quarta-feira.

A lista liderada por Maria de Lurdes Gonçalves obteve 308 votos (21,8%) e a de Odair Varela obteve 225 votos (15,9%), segundo os dados provisórios da Comissão Eleitoral da universidade.

Segue-se a nomeação do novo reitor da Uni-CV pelo Governo e a nova equipa reitoral iniciará as funções em 25 de março de 2022 para um mandato de quatro anos.

Segundo ainda a Lusa, estas eleições já não concorreu a atual reitora, Judite do Nascimento, que cumpre o seu segundo e último mandato.

Com mais de 4.000 estudantes em cursos profissionalizantes, licenciaturas, especializações, mestrados e doutoramentos, e polos na Praia e Assomada (ilha de Santiago) e na ilha de São Vicente, a Uni-CV assinalou em novembro passado o seu 15.º aniversário.

A maior universidade de Cabo Verde está ainda entre as 100 melhores (96.ª) do continente africano em 2021, segundo o ’ranking’ divulgado este mês pela International Colleges & Universities (4icu).

A instituição recebeu em julho de 2021 o novo campus, construído pela China ao longo de quatro anos nos arredores da Praia, num investimento de 5.600 milhões de escudos (50,7 milhões de euros)

Este novo campus ocupa uma área de 28.000 metros quadrados, com um total de 18 edifícios e 61 salas de aula, 16 laboratórios informáticos, 34 laboratórios e biblioteca com oito salas de estudo, para receber 4.890 estudantes e 476 docentes.

Conta ainda com uma residência de estudantes com 142 quartos e cinco auditórios com capacidade para 150 lugares e integra igualmente um salão multiusos com 654 lugares, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, centro de serviços, incluindo refeitórios, e campos desportivos, refere a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project