LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Maiores riscos para país são preço de petróleo e aumento da dívida externa 12 Fevereiro 2018

A consultora BMI Research considera que os maiores riscos para a economia angolana são a dependência da evolução do preço do petróleo e o aumento do custo da dívida externa por via da depreciação da moeda local.

Angola: Maiores riscos para país são preço de petróleo e aumento da dívida externa

«Os principais riscos são um falhanço na recuperação dos preços do petróleo, que colocaria pressão adicional na taxa de câmbio oficial», lê-se na análise destes consultores à economia de Angola citada pela Lusa, na qual sublinham que ´as depreciações [do kwanza] aumentam o custo da dívida externa, subindo o risco de incumprimento financeiro (`default`)´.

Na mais recente análise de risco, os analista desta consultora detida pelo grupo da agência de `rating` Fitch escrevem que ´as perspetivas de um crescimento mais sustentável sob o novo Governo continuam magras, apesar de várias mudanças em posições importantes no governo´.

Ainda segundo a Lusa, o aumento da produção de petróleo este ano vai permitir uma aceleração forte do crescimento económico, ´mas a economia vai ter dificuldades em manter esta trajetória no futuro porque o crescimento da produção abranda depois de 2019 e o insuficiente progresso nas reformas limita o âmbito da diversificação´ da economia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project