MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Anel medieval que vai tirar pensionista da penúria — 40 anos depois descobre que vale milhares de libras 27 Agosto 2019

Artesão de couros, o inglês Tom Clarke, residente em Aylesbury, Buckinghamshire, no centro da Inglaterra, entretinha-se nas horas livres a vasculhar os campos com o seu detector de metal. Certo dia, em 1979, o disco emitiu sinais e ele escavou até dar com o anel gravado (foto) com uma figura que ele não reconheceu, mas parecia muito antiga. Dias depois, dirigiu-se a um antiquário local para saber se tinha acertado.

Anel medieval que vai tirar pensionista da penúria — 40 anos depois descobre que vale milhares de libras

Mas o antiquário disse-lhe que o anel valia tanto como outras peças que ele encontrara antes, ou seja era uma bugiganga. E ele atirou-a para uma lata onde estavam outras peças iguais.

Quarenta anos depois, já na reforma, Clarke estava a limpar o sótão quando reencontrou a lata, com várias bugigangas. Iria deitar tudo para o lixo? Olhou o anel de que nunca mais se lembrara e, com a sabedoria adquirida nos quarenta e muitos anos de prospeção, teve a certeza de que o anel tinha valor e o antiquário se enganara.

Uma nova avaliação, feita por um perito da ‘Hansons Auctioneers’, deu-lhe a certeza: o anel é de ouro incrustado com pedra preciosa, tem perto de setecentos anos, a figura representada é o deus romano da guerra, Marte.

O perito da leiloeira, Mark Becher, disse à BBC: "O anel traz uma inscrição em latim ‘[N]VNCIE.VERA.TEGO’ (Protejo sempre a verdadeira mensagem), que pode estar relacionada com a função do anel que era autenticar a correspondência".

O seu valor atual é de dez mil libras (1.300.000CVE). Uma bela quantia que vai, decerto, melhorar a reforma do artesão detector de metais.


Fontes: Site da leiloeira/BBC. Fotos: Anel de 1350, com pedra preciosa incrustada e inscrição latina a toda a volta que atesta o seu uso chancelar. O caçador do tesouro mostra o local onde encontrou o achado, deserto há 40 anos e hoje ocupado com um condomínio. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project