A solicitação feita durante a reunião de trabalho entre o titular da pasta da cultura e indústrias e o Secretário Executivo da UCCLA, Vítor Ramalho. O encontro de trabalho teve como pauta a agenda de Cabo Verde para o sector da cultura nos próximos dois anos da presidência da CPLP.
Ainda enquadrado nesta deslocação, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, reuniu-se sábado, dia 10 de novembro, na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) com artistas, criadores e intelectuais cabo-verdianos radicados em Portugal O objetivo foi a apresentação do plano de atividade da governação e, ainda, fazer uma avaliação a meio percurso da implementação das políticas para o sector cultural, propostas para a legislatura 2016-2021.
O ministro Abraão Vicente fez um apanhado dos vários projetos em curso e das perspetivas para os próximos dois anos, assim como respondeu a vários questionamentos da comunidade artística imigrada. Neste mesmo encontro, que aconteceu na sede da UCCLA, o governante anunciou que o edifício onde irá funcionar a "Casa Cabo Verde", em Lisboa, será entregue ao Governo de Cabo Verde no dia 4 de dezembro.
Ainda, durante a sua estadia, Abraão Vicente reuniu-se com a equipa técnica do News Museum em Sintra. A partilha de experiências e a procura de novas abordagens tecnológicas para o projeto museológico dos “Museus de Cabo Verde” esteve no centro da reunião de trabalho.
Vistas a museus e centros históricos
A reunião serviu também para que a equipa técnica do News Museum apresentasse ao MCIC, uma nova proposta conceptual a se desenvolver no Ex-Campo de Concentração do Tarrafal – Museu de Resistência.
Dando continuidade à extensa agenda de visitas, encontros e reuniões de trabalho, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas realizou uma visita à Torre do Tombo, em Lisboa, com vista a criar um plano de trabalho pragmático para a colaboração entre os arquivos nacionais de Cabo Verde e Portugal.
Segundo o MCIC, Abraão Vicente apresentou ao Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda, a agenda prioritária para Cabo Verde com foco no expatriamento e partilha de documentos históricos de mútuos interesses, na documentação relativa ao Ex Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago e numa futura colaboração para candidatura conjunta ao programa Memória do Mundo da UNESCO.
Na manhã desta terça-feira, o governante encerrou as visitas na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais em Lisboa (FCSH). Recebido pelo Diretor da Instituição, Francisco Caramelo, este encontro teve como objetivo estabelecer uma relação de aproximação e uma agenda de trabalho entre os vários departamentos científicos da FCSH e as instituições tuteladas pelo MCIC.
A ocasião também serviu para que MCIC fizesse uma visita oficial à exposição “Frente Verso Inverso”, arte contemporânea dos países de língua portuguesa nas coleções de Portugal. A exposição teve a curadoria da reconhecida curadora Adelaide Ginga, que esteve presente e fez uma visita guiada ao Ministro e sua comitiva.
Para encerrar a sua agenda de deslocação a Lisboa, Portugal, o MCIC reúniu-se, com o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, na própria embaixada e às 16h00 tinha na agenda um encontro na Fundação Mário Soares para discutir “Arquivos Fundação Amílcar Cabral”.