Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“A Poesia Visual que há em nós” é o tema central do seminário promovido pelas alunas da Uni-CV 26 Junho 2019

Um grupo de alunas estagiárias do curso Línguas, Literaturas e Culturas Cabo-Verdiana e Portuguesa, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), promoveu um seminário sobre a poesia visual, como forma de dar a conhecer o seu conceito e promover sua prática no país.

 “A Poesia Visual que há em nós” é o tema central do seminário  promovido pelas alunas da Uni-CV

De acordo com a porta-voz da organização, Katelene Silva, o objetivo deste seminário é abordar a poesia visual, uma vez que o tema é pouco explorado e estudado nas escolas secundárias de Cabo Verde.

A mesma esclareceu também, que a actividade se insere no programa de estágio pedagógico do Curso Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, em que os alunos tinham como missão de escolher um projecto para desenvolver.
Na mesma sequência, Katelene Silva afirma que foi criada uma comissão para leccionar na Escola Secundária Abílio Duarte, no Palmarejo, e transmitir os conceitos da poesia visual e suas características. “Muitos pensam que a poesia visual é escrita, mas ela pode ser imaginária e identificada através de uma imagem”, indicou.

O evento esteve divido em dois momentos, tendo sido o primeiro um concurso de produção de uma poesia visual, no qual participaram 17 alunos e foram identificados seis vencedores. Já o segundo momento esteve reservado para diálogo sobre o tema, destacando os principais aspectos que norteiam esta arte.

A poesia visual é um tipo de poesia em que o texto, as imagens e os símbolos estão distribuídos de forma que o elemento visual pode assumir a principal função da obra, mesmo sem depender da escrita para sua caracterização como poesia, embora não os excluindo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project