INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

5 milhões de vítimas de Covid-19: "Medidas preventivas muito corajosas" em África são lições para primeiro-mundo, diz Guterres 21 Maio 2020

O secretário-geral da ONU-Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje — dia em que o mundo atingiu os cinco milhões de casos confirmados de Covid-19 — que os países desenvolvidos deviam aprender com as "medidas preventivas muito corajosas" adotadas por alguns países africanos para limitar a propagação de Covid-19.

5 milhões de vítimas de Covid-19:

Em entrevista esta manhã à rádio pública francesa, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas destacou o bom desempenho dos países africanos que evitaram a propagação de Covid-19.

Em março, Guterres tinha expressado o receio de que viessem "a morrer muitos milhões em África", dadas as vulnerabilidades do sistema de Saúde em muitos países deste continente.

Hoje, dois meses decorridos, o secretário-geral da ONU congratula-se com o facto de que ao contrário das previsões no início desta pandemia, os países africanos não foram tão afetados.

Motivo? O chefe máximo da ONU não tem dúvida de que o bom desempenho no combate ao surto do novel coronavírus tem a ver com as "medidas preventivas muito corajosas" adotadas por alguns países africanos para limitar a propagação de Covid-19.

Por isso, Guterres aconselha os países desenvolvidos a "tirar lições" do que foi feito pelos países africanos que desde logo fecharam as fronteiras, impuseram o isolamento, apostaram na informação à população, forneceram meios — como mais água e cestas básicas — para a população mais carenciada poder proteger-se.

Taxa de letalidade de doentes de coronavírus

Dos mais de 5,1 milhões de casos confirmados hoje (4ªfª, 20), cerca de dois milhões (1.984.035) recuperaram e mais de 362 mil morreram.

Mais de um quarto dos óbitos registam-se nos Estados Unidos, o que faz deste o país com a mais alta taxa de letalidade: 252.

Os países africanos contam-se entre os que registam as mais baixas taxas de letalidade — número de óbitos por milhão de habitantes. A África do Sul, o país africano com mais mortes regista uma taxa de 5. A Nigéria 0,9. Cabo Verde cerca de 0,6.
..
Fontes: France 24. Foto (Reuters): António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project