OPINIÃO

EUA: CALÚ E DJIM DJOB VOCÊS MERECEM 23 Maio 2018

O percussionista Carlos Monteiro "Calú" e o baixista Jim Job são dois músicos dos quais nutro uma grande admiração pessoal, não só do ponto de vista musical, mas também como pessoas. Por onde passam, quer em shows ou convívios souberam, sempre encantar e cativar o público. Gozam de uma vertente humanista como poucos. A performance e a naturalidade com que os dois gigantes da nossa música apresentam em palco demonstram a imponência do saber fazer, que não deixam dúvidas. Cada nota tirada revela muita mestria

2 Comentários

A comunicação política 03 Maio 2018

Infelizmente, se não houver mudanças contrárias a este estado de arrogância política, o partido que suporta o Governo acabará por destruir ainda mais o país. A comunicação politica, em Cabo Verde, continua funcionando como instrumento de controlo e mecanismo de legitimação ilegal do sistema politico e da ordem social que lhe é subjacente, e isto pode causar a queda deste Governo, nas urnas.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.

( A Voz do Povo Sofredor)

10 Comentários

Da iliteracia e do prémio nacional para o leitor 27 Abril 2018

Então, neste particular, esforcemo-nos para colocar tudo o que é supérfluo de lado e apresentar as nossas propostas. Queremos com isto dizer que precisamos de inverter o rumo das coisas, ou seja, ao invés de estarmos a inventar prémios literários que nunca saem do papel e da cabeça da tutela, para escritores que não estão a conseguir vender os livros, porque existe uma gritante falta de leitores, por que não criar prémios literários para os atuais ávidos leitores?

Por: Domingos Landim de

13 Comentários

Promessas de Abril — a cumprir 26 Abril 2018

A solenidade das comemorações deste "25 de Abril", na Assembleia da República Portuguesa. Destaca-se a ausência de vinte deputados — sem compasso no tom próprio da solenidade, esses ter-se-ão esquivado a ser a voz dissonante. Entre nós, os nossos jovens na colónia libertada saberão tanto deste dia como os jovens da antiga metrópole também libertada?
Por: Andreia Fortes

A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 25 Abril 2018

O Código Eleitoral e a Constituição da República precisam ser revistos para se criar condições para candidaturas independentes (uninominais). Temos que ultrapassar a tendência partidária de controlar tudo na sociedade cabo-verdiana e dar passos seguros para um futuro risonho do nosso país e povo.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.

( A Voz do Povo Sofredor)

Revanchismo político em Cabo Verde 16 Abril 2018

Infelizmente o revanchismo político ( desejo obstinado de vingança ou espírito de desforra) é um fenómeno patente em Cabo Verde que afecta a grande franja da população, sobretudo os jovens.É que estes se sentem inibidos de expressar as suas ideias contrarias à da maioria, de se afilhar a um partido político e de se exprimir publicamente os seus posicionamentos políticos, porque sentem-se medos do revanchismo político.

Por: Seidy de Pina

Sobre a sinceridade 15 Abril 2018

A sinceridade conduz o individuo a agir sempre como ele é, mesmo em relação aos seus sentimentos mais profundos. O homem sincero é fiel à sua essência e age sempre de forma autêntica e transparente, ele não é um ser fragmentado e nem se abre à corrupção.

Por: José João Neves Barbosa Vicente

Regionalização de Cabo Verde: A minha contribuição ao debate 14 Abril 2018

Para implementar uma regionalização territorial temos que criar condições infraestruturais locais e regionais que suportem a autonomia regional, numa área do espaço geográfico do país e ou do meio natural, conforme um CRITÉRIO previamente estabelecido e bem estudado. Essa forma de conceber o espaço em que vivemos será útil para melhor compreendermos algumas das nossas particularidades. Caso contrário a influência do Governo central acabará por condicionar a implementação do novo sistema de governação lo

O Papel da Unidade Africana em Tempos Modernos 11 Abril 2018

Estamos efetivamente diante de uma organização com estruturas criadas e com uma agenda de trabalho, mas que apesar de tudo os países africanos ainda continuam sendo dos mais pobres e subdesenvolvidos do mundo. Face a isso a pergunta que se coloca é a seguinte: o que é que falta para a UA prosperar, assumir o seu lugar na cena Internacional e caminhar rumo ao Desenvolvimento?

Por:António Viegas Bexigas

AS REAIS REFORMAS QUE DEVEM SER IMPLEMENTADAS (4 pontos) 10 Abril 2018

Esta forma mesquinha dos Deputados em criar leis que os beneficia vai prejudicar ainda mais os cofres do Estado. Isto não pode continuar. Os Deputados não podem continuar a procurar formas indiscretas e abusivas de arrecadar mais verbas para as suas contas pessoais, enquanto o povo sofre.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.

( A Voz do Povo Sofredor)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project