OPINIÃO

A Outra Ilha — Diáspora 19 Fevereiro 2020

Tendo consciência disso, o atual Governo, suportado pelo MpD, submeteu no início do mês de janeiro ao Parlamento Cabo-verdiano, o código de benefícios e de incentivos aos emigrantes que queiram investir na sua terra natal. Há que parabenizar a iniciativa, mas há que tecer críticas relativamente ao tempo que esta proposta surge para dar resposta às demandas dos nossos patrícios dispersos pelos cantos desta planeta.É uma medida eleitoralista, de tamanha desonestidade e que põe em prova os princípios de emigraç

16 Comentários

Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos e gastos de 20 mil contos? 10 Fevereiro 2020

Uma reflexão que deve ser sincera. Estes 20 mil contos não ajudava muitos familiares a terem uma habitação condigna, a melhorar os serviços de saúde, a apoiar os jovens nos seus processos de construção de um futuro estável, na melhoria da segurança, da justiça ou então beneficiar as crianças das famílias desfavorecidas no transporte escolar durante o ano letivo? A verdade de Cabo Verde é que a maioria da classe do plebe (povo) está a pagar muito para o belo prazer e a luxuosidade da Elite política (no pod

72 Comentários

A Independência do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde 06 Fevereiro 2020

....enquanto observador externo, acompanho regularmente a atividade do INE desde há anos, não resisto a afirmar que considero que o INE tem desenvolvido a sua atividade respeitando escrupulosamente o Princípio da Independência, não tendo conhecimento de que qualquer entidade, pública ou privada, tenha tentado intrometer-se na atividade do INE.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

2 Comentários

Os serviços públicos: Da burocracia à qualidade 22 Janeiro 2020

A Administração Pública nos países em desenvolvimento tem a maior oferta de serviços aos cidadãos, e como tal deve dedicar uma atenção particular às questões da Qualidade, sobretudo ao nível do grau de satisfação dos utentes, pois estes assumem o duplo papel de contribuintes e beneficiários do serviço público.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

3 Comentários

São Nicolau Merece Mais e Melhor 08 Janeiro 2020

Apesar de ser considerada a região mais histórica do país, a ilha de São Nicolau também carrega consigo graves problemas socioeconómicos, quase todos vinculados ao que se chama desinvestimento público e desleixo dos partidos. Ninguém mais conhece e ouve falar dessa ilha montanhosa, por carência de ligações regulares dos transportes. Uma medida que prejudica as pessoas, os agricultores, pescadores, investidores e o turismo da região.

Por:Albino Sequeira*

13 Comentários

Melhorar o desempenho profissional 28 Dezembro 2019

A formação profissional não deve ser vista como uma obrigação legal mas sim como um investimento de valor. Ao investir no desenvolvimento das suas próprias competências ou nas competências dos seus colaboradores estará a colocar-se na rota do sucesso através de uma melhoria significativa de desempenho.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

1 Comentário

Parlamento: Carga Pesada para Cabo Verde 23 Dezembro 2019

A democracia não tem preço, mas o legislativo cabo-verdiano tem custo elevado para a pobreza do arquipélago. Os Deputados gastam ao País 5.040 contos por mês como subsídio de habitação, por não ocuparem uma moradia do Estado. Cada parlamentar recebe 70 contos para arrendamento de uma casa e morar condignamente.

Por: Albino Sequeira*

31 Comentários

A onda sócio-política está chegando a Cabo Verde 17 Dezembro 2019

Cabo Verde precisa de um novo sistema governamental onde os poderes exercem as suas funções e cada cidadão é respeitado de acordo com o conteúdo da constituição.Cabo Verde precisa de um Parlamento composto por 3 ou 4 bancadas parlamentares onde as propostas de Lei e os Projectos de Lei são debatidos com respeito mútuo e as negociações entre os partidos funcione para o bem da nação e do seu povo Sofredor.

Por: Carlos Fortes Lopes*

11 Comentários

Gestão Municipal Eficiente 16 Dezembro 2019

Falar de gestão municipal eficiente implica expressar de competência, produtividade, eficácia, realizar uma tarefa sem erros, com o mínimo de desperdício e que no fim se alcança grandes conquistas.

Por: Albino Sequeira*

6 Comentários

É necessário estimular os jovens cabo-verdianos para continuarem os estudos 14 Dezembro 2019

Na realidade, é muito fácil dizer aos filhos adolescentes que não estudam porque são preguiçosos e só querem divertir-se. Mas será que algo mais lhes está acontecendo e os pais nem sabem? Por isso, uma das principais tarefas dos pais é, antes de mais nada, entender o que acontece com os filhos, e para isso: - Perguntem-lhes como está sendo a Escola e a relação com os colegas; - Estreitem a relação com os professores que podem dar informações valiosas; - Conversem com os pais de colegas adolescentes dos fil

3 Comentários

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project