OPINIÃO

Reflexões sobre a ética profissional dos estaticistas oficiais 19 Janeiro 2019

Os Estaticistas devem ser objetivos, desconsiderando o medo e o espírito partidário, e escolhendo e utilizando exclusivamente métodos que permitam produzir resultados os mais precisos possíveis. Eles devem apresentar todas as conclusões da sua investigação de maneira aberta, completa e transparente, quaisquer que sejam os resultados.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

1 Comentário

Serviços Aéreos em S.Vicente: Impor barreiras artificiais às iniciativas das comunidades é atentar contra a democracia e a paz social 13 Janeiro 2019

O tráfego de Mindelo (ver fotos no roda pé deste artigo) representa um negócio de várias dezenas de milhões de Euros, para não falar da Praia que é bastante superior (e disputado por diversas transportadoras estrangeiras). É legítima e compreensível a pressão que as comunidades fazem (e sempre fizeram) sobre o Estado (accionista único da transportadora de bandeira): quer se queira quer não, a TACV/CVA é uma marca de Cabo Verde e nela sempre se depositaram enormes expectativas. Se negócios e resultados é qu

38 Comentários

Megafones à mão com / sem audiência 12 Janeiro 2019

As palavras tolas, em horas amenas que antes eram ditas de boca a ouvido, entre amigos próximos, agora disseminam-se, aqui e na China, levadas “à velocidade da luz”, hipérbole que viola as leis da física, mas tornada figura de estilo que chocando (N.B.: Einstein afirma que nada no universo viaja mais rápido que a velocidade da luz) desperta a atenção para a normal “velocidade do som”.

Por: Luiz Cunha

1 Comentário

Imaginou como seria Cabo Verde sem estatísticas? 11 Janeiro 2019

Os Cabo-verdianos viveriam completamente perdidos é a resposta imediata, uma vez que sem informação Estatísticas Oficiais estariam "à deriva" com base somente nas suas opiniões. Precisam cada vez mais de Estatísticas Oficiais, porque elas dão-lhes a informação que precisam sobre o que são, como são, o que fazem, e os reflexos dos seus comportamentos.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

6 Comentários

Reflexões sobre a importância da leitura na formação do indivíduo 06 Janeiro 2019

A importância da pesquisa faz-se por acreditar que o hábito da leitura desempenha uma importante força na vida social, política, económica e cultural, uma nova perspetiva sobre a vida e um novo olhar para o mundo.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

4 Comentários

A saúde pública e sua correlação com os sectores judicial e laboral 04 Janeiro 2019

O setor da saúde está suposto a ser o volante de qualquer sociedade e, Cabo Verde tem sido incapaz de explorar as influências desse setor na estrutura produtiva do país. Temos municípios com apenas um(a) médico(a). Estes postos de saúde precisam ser equipados com máquinas e técnicos competentes para conter as crises medicinais regionais e locais.

Por: Carlos Fortes Lopes

( A Voz do Povo Sofredor)

5 Comentários

Chã das Caldeiras: Continuamos a exigir transparência, respeito e diálogo 29 Dezembro 2018

Que o ano 2019 seja de mais lutas para a vitória certa, sem aquela traição que tivemos em 2016. Hoje depois de duas semanas sem distribuição de água, porque o empregado se aleijou, sem aviso houve distribuição (do precioso líquido), como presente do Ano Novo. Dizem que a autoridade gestora é Água Brava, uma empresa intermunicipal. Mas todos sabem que nunca tivemos relação com Água Brava e que a nossa água provinha das chuvas.
... Quem pretende ser organizado, dê um sinal, não basta

3 Comentários

Necessidade de amar o próximo 25 Dezembro 2018

Amar o próximo é o caminho seguro para uma sociedade de paz, justiça e dignidade. Nunca é demais lembrarmos que podemos transformar o nosso mundo em um lugar hostil e horripilante, mas também podemos fazer dele um ambiente de paz, amizade e amor; um lugar aconchegante para todos, no qual se vive a vida com serenidade e respeito.

Por: José João Neves Barbosa Vicente*

2 Comentários

Boas festas com pobreza extrema e salários milionários para alguns 25 Dezembro 2018

Com os avultados recursos financeiros postos à disposição dos sucessivos Governos, caso tivessem sido geridos com seriedade e competência, neste momento Cabo Verde não teria ninguém a viver na pobreza extrema. Enquanto uns, fazendo pouco ou nada, auferem salários milionários, outros comem o pão que o diabo amassou.

Por: Alcindo Amado*

18 Comentários

Sem conhecimento e sabedoria não há pensamento crítico 12 Dezembro 2018

Uma das características que as organizações mais procuram nos seus funcionários é o pensamento crítico: procuram profissionais que saibam analisar situações sem serem influenciados pelas suas crenças ou valores, ou seja, de maneira crítica.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

1 Comentário

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project