OPINIÃO

POLÍCIA NACIONAL: CRISE DE CONTINÊNCIA!? 15 Novembro 2022

Viemos de um longo processo e metamorfoses constantes. Do período colonial ao regime de partido único, da era democrática aos preasses do séc. XXI e do mundo pós-moderno, vê-se uma instituição centenária, credível e respeitada. Bem-haja PN!

Por: Alexandre Gomes

56 Comentários

A ESTATÍSTICA É O ABECEDÁRIO E A TABUADA DO MUNDO MODERNO 13 Novembro 2022

Entre os vários tipos de números que povoam o nosso quotidiano os Dados Estatísticos ocupam um lugar de relevo. São números, mas números muito especiais em que o conteúdo social está presente; diferentes, portanto, dos que normalmente usamos quando fazemos cálculos matemáticos ou de estatística aplicada nas atividades de investigação em áreas científicas particulares.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

Caso de ilegalidades na Câmara de São Vicente: Situação de bloqueio nada tem a ver com tutela de mérito evocada pela ministra Janine Lélis 04 Novembro 2022

V. Excia (ministra Janine Lélis) sabe, e nós todos sabemos que você sabe, que a situação de bloqueio que se vive em São Vicente, imposta pelo Presidente da Câmara (Augusto César Neves), nada tem a ver com a tutela de mérito, cuja finalidade é controlar o mérito das decisões administrativas ou políticas tomadas, neste caso, pelos órgãos do Município. Até porque esta figura jurídico-administrativa não está prevista no Estatuto dos Municípios. Ela é mais adequada às entidades que pertencem a Administra

12 Comentários

Caso do administrador nomeado para Banco Mundial: A MI É CUBERTA NHA FAMÍLIA 31 Outubro 2022

O que me chamou a atenção e despertou o meu lado familiar foi agora a nomeação de Harold Tavares ou, aliás, a indicação e escolha pessoal, por parte do Senhor Primeiro-Ministro de Cabo Verde, para o Banco Mundial.

Por: Cândido Andrade*

31 Comentários

Crónicas de Timor: Do Mito à Realidade – Estará Cabo Verde no centro do mundo? 02 Outubro 2022

Eu que estava convencido que esta versão ( “Dó lin dó”) existia apenas em crioulo cabo-verdiano, acabei por descobrir que alguém “assentou arraiais” (provavelmente os nossos primeiros trabalhadores da construção civil), acampando por aqui em Timor, vindo de Cabo Verde ou Macau, e transferiu/socializando esta preciosidade!

Por: Lívio Lopes*

5 Comentários

UM CABOVERDIANO QUE SE DIZ CABRALISTA É, ACIMA DE TUDO, UM NACIONALISTA 01 Outubro 2022

Compreendo perfeitamente as preocupações do Dr. Jacinto Santos em relação a uma certa indefinição ideológica do MPD no presente momento. Contudo, na minha humilde opinião esta indefinição não é propositada, ela não acontece porque as atuais lideranças querem que assim seja. A questão de fundo é que o espectro político nacional encontra-se cada vez mais afunilado. As diferenças ideológicas entre os dois principais partidos do arco do poder são cada vez mais residuais.

Por: Vladimir Silves

18 Comentários

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter