OPINIÃO

Da burocracia à qualidade: Um desafio para os gestores dos serviços públicos em Cabo Verde 01 Junho 2020

Embora a Qualidade possa exigir investimentos, os custos da não-qualidade são muito superiores. A Qualidade passa a ser considerada como um investimento rentável ou, mais ainda, um investimento de que depende a sobrevivência das organizações, que são compelidas a alterar profundamente as suas estruturas produtivas e formas de gestão para satisfazer melhor as necessidades dos clientes/utentes e diminuir os custos de produção.

Por Adrião Simões Ferreira da Cunha*

4 Comentários

O problema dos jovens no acesso à habitação na Praia 29 Maio 2020

Nas últimas eleições de 2016, a plataforma do MPD às eleições autárquicas, as linhas mestras incidiam na materialização de uma Cidade Planeada, Inclusiva e Ordenada. O que se assiste é uma derradeira força musculada da Camâra Municipal da Praia aos que, penhoradamente, almejam o direito à habitação condigna.

Por: Admar Varela*

12 Comentários

EM TORNO DA GESTÃO DE TOPO E INTERMÉDIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS 28 Maio 2020

Os serviços Públicos de sucesso confrontam regularmente o cumprimento da sua Missão através da Análise do Presente: o que é o Serviço? Análise do Futuro: o que será? Análise de Relevância: o que deveria ser?

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

2 Comentários

O Dia de África: Ceticismo com o comportamento daqueles que detêm o leme dos destinos do rico continente 24 Maio 2020

Sinto-me um africano realista e não daqueles que veem o continente num caleidoscópio feito à sua medida. Há que reconhecer que se trata apenas de uma constatação. O meu ceticismo prende-se com o comportamento daqueles que atualmente detêm o leme dos destinos das nações que compõem este vasto e riquíssimo continente. Tão rico que, incompreensivelmente, ainda hoje, tem dificuldades em alimentar e proporcionar uma educação, saúde e bem-estar ao seu povo, não obstante as riquezas naturais de que dispõe e das

11 Comentários

Potenciais impactos da pandemia COVID-19 sobre os sistemas alimentares e alguns ensinamentos para o pós-crise 20 Maio 2020

No meu entender, a crise provocada pela COVID-19 vai fazer crescer o número de aderentes a movimentos como o SLOW FOOD, é a minha percepção. Portanto, o contexto PÓS-COVID-19 será marcado por um aumento da valorização e da procura por produtos tradicionais, artesanais e locais. Os governos irão intensificar os programas com foco no desenvolvimento de regiões rurais.

Por: Vladmir Silves Ferreira *

3 Comentários

Pensar em tempos de pandemia 16 Maio 2020

A dignidade e a grandeza dos seres humanos residem no pensamento. É por meio do pensamento que, cada um de nós, se torna consciente da nossa posição e do nosso papel no mundo. Assim, a pandemia provocada pelo COVID 19, não gera apenas perplexidade, desespero e medo, ela também desperta o pensar. E quando isso acontece, não só procuramos a cura para o mal que nos afeta, como também olhamos para o outro como nosso semelhante. Solidarizamos uns com os outros, ajudamos e cuidamos dos mais vulneráveis e necessitados.

3 Comentários

Covid 19: DUALIDADE DE CRITÉRIOS 11 Maio 2020

Aberrante era que o novo critério de contagem fosse só para São Vicente: somar ao único caso com vírus activo (o único PCR positivo na ilha) dois casos evidenciados a posteriori por testes de anticorpos (que não identificam o vírus activo, somente a reacção de uma pessoa que teve contacto com esse vírus – e, por sinal, os únicos que testaram positivo para anticorpos, de muitos testes feitos em São Vicente); nas outras ilhas só eram contados casos que tinham o vírus activo no momento em que foram testados.

20 Comentários

A agricultura: O expoente máximo da economia em Cabo Verde e reformas estruturais 10 Maio 2020

As reformas estruturais impõem-se para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade. Para que isso aconteça, o Governo deve deixar de pensar que o turismo é o tudo de Cabo Verde, até porque, só beneficia diretamente apenas 4 ilhas em concreto. Segundo deve virar a atenção e mentalizar que a nossa fonte de capital está e estará sempre na agricultura.Terceiro, apostar fortemente neste ramo, construindo infraestruturas capazes de reterem a água, colocar mais terrenos à disposição para a prática do cultivo d

8 Comentários

Covid - 19: Diretor de Saúde anuncia que missão cubana vai entrar em acção e revela mais dois casos suspeitos na Praia 08 Maio 2020

Cumprido que está o tempo de quarentena obrigatória, os 33 médicos e técnicos cubanos, que chegaram recentemente a Cabo Verde, vão entrar em acção, ainda esta semana, para ajudarem na luta contra a doença no país. O anúncio foi feito pelo Diretor Nacional de Saúde, durante a habitual conferência de imprensa, esta tarde, onde também revelou o surgimento de mais dois casos suspeitos no concelho da Praia.

3 Comentários

Covid - 19: Refundar a participação cívica: um imperativo para a reconstrução do “novo normal” 07 Maio 2020

Para que o “novo mundo” seja mesmo novo, o Estado não pode atuar sozinho. As instituições são inerciais e as elites políticas não têm suficiente criatividade para se colocarem no lugar das tantas pessoas diferentes que compõem a nossa sociedade.

Por: Giovanni Allegretti*

3 Comentários

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project