INTERNACIONAL

França rejeita «uso violento e excessivo de força» contra ’coletes amarelos’ em resposta à ONU 25 Abril 2019

A carta à ONU datada do dia 11, e hoje (23) divulgada, usa um tom diplomático mas o seu teor é mais tipo "Cuidado com a ingerência nos assuntos da França", segundo se depreende dos extratos publicados pela imprensa de referência esta terça-feira.

1 Comentário

Sri-Lanka: ISIS assumiu pior atentado contra cristãos desde 1970—Para Governo reivindicação é ’oportunista’ e investigação privilegia pista de grupo islâmico ’doméstico’ 24 Abril 2019

O ISIS-Estado Islâmico fez a reivindicação mais de 48 horas depois da série de bombardeamentos, seis dos quais em simultâneo, ensanguentarem o Domingo da Páscoa na ilha-país, com 321 pessoas mortas e 500 feridas segundo o balanço desta terça-feira, 23. As autoridades ceilandesas tratam com cautela a reivindicação, que se afigura ’oportunista’ como outras mais recentes da organização terrorista.

Japão: Nova era imperial que Naruhito abre com ‘Reiwa’ 23 Abril 2019

Os dois ideogramas da foto definem a nova etapa na história multimilenar do Japão, que se inicia no próximo dia 1 de maio, já que cada um representa uma noção traduzível por ‘harmonia’ e ‘paz’, explicou o porta-voz do governo, Yoshihida Suga, a todo o país via televisão nacional (foto)semanas antes da entronização do 126º imperador.

Sri Lanka: Governo bloqueia Facebook ’para evitar mais violência’ —Mais de 450 vítimas, 207 mortais em atentados durante missa da Páscoa 22 Abril 2019

O governo decretou o recolher obrigatório e bloqueou o acesso às redes sociais, tendo em conta a experiência de utentes de Facebook a partilhar informações falsas que acendem o rastilho do ódio na ilha onde a tensão religiosa latente estará por trás do atentado, em oito locais, com seis explosões coordenadas, duas delas por bombistas-suicidas, durante a celebração da missa pascal.

Japão: Lei reconhece Ainus como povo indígena — “Salvos de desaparecer” 22 Abril 2019

A lei aprovada pelo Doma japonês na sexta-feira, 19, reconhece pela primeira vez que os Ainu de Hokkaido são o povo “indígena” de Hokkaido. O Japão, onde a homogeneidade cultural foi obtida com o perecimento das minorias, está a mudar para se tornar mais inclusivo, diz o espírito e a letra da nova lei.

Síria: Djihadistas matam 50 de forças pró Assad 21 Abril 2019

Os dois atentados terroristas por bombistas-suicidas que mataram mais de 50 soldados e militantes pró regime, esta 5ªfª e sábado, 20, ocorrem menos de um mês após a presidência de Trump ter anunciado a erradicação ‘total’ do “califado”, com “100% de destruição do Estado Islâmico”.

1 Comentário

Eleição presidencial ucraniana: Comediante é rosto da Ucrânia ávida de renovação 21 Abril 2019

Volodymyr Zelenskiy está prestes a tornar-se o sexto presidente da República da Ucrânia, muito por conta da sua popularidade como comediante. A simpatia do público pelo “Servidor do Povo" já o colocou em primeiro lugar na primeira-volta da eleição presidencial e as sondagens apontam que na segunda-volta, este domingo, 21, irá bater de novo o atual presidente Poroshenko por mais de 60 por cento dos votos.

2 Comentários

Reino Unido: Morte de jovem na Irlanda do Norte é "incidente terrorista", diz a polícia 20 Abril 2019

A morte duma mulher de 29 anos num bairro do norte de Londonderry, Irlanda do Norte, na noite de quinta para sexta-feira, 19, está a ser tratado como um "incidente terrorista" em que é suspeito o IRA. "Foi já aberto um inquérito de homicídio", indicou a polícia norte-irlandesa no Twitter.

França: Justiça confirma direito de usar lenço a engenheira que empresa despediu em 2009 20 Abril 2019

O tribunal de recurso de Versalhes, na Grande Paris, anulou esta quinta-feira, 18, o despedimento da engenheira informática que há dez anos recusou retirar o lenço islâmico na empresa onde trabalhava.

EUA: Questão da venda livre de armas reemerge — Meio milhão em casa após FBI alertar sobre «Sol, 18 anos, armada, ameaça escolas» no 20º ano do ’massacre de Columbine’ 19 Abril 2019

“Mais de meio milhão de alunos em casa porque em 20 anos não resolvemos a questão da venda controlada de armas”, lamentou uma residente esta quarta-feira, 17, após o alerta "de ameaça credível" ser levantado com a polícia a encontrar a adolescente, morta com "um tiro autoinfligido" com a espingarda comprada na segunda-feira, 15, ao chegar a Denver vinda de Miami, distantes mais de 3 mil km.

1 Comentário

Os artigos mais recentes

25 Apr. 2019
RADAR
Favelas para todos?

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project