Crioulo

Dia de África, partilha de ’African Dream’ 25 Maio 2022

Quero novas imagens neste solo de Cabo Verde africana nação crio(u)la, de todas as cores e tons da universalidade. African Dream, a África com novas imagens que ressumam as nossas alegrias. As alegrias duradouras que resultam de uma visão própria, concretizada numa planificação, vontade executiva, empreendedorismo unindo a ação coletiva.

Dansá te morrê — Arte na reprezentason de Istória 24 Maio 2022

Te oje, siênsia ka expliká kel fenómene ke matá un sentena de pesoa — ke dexá de ten dor, fome, sede o kansera i dansá te morrê. Segunde livre de Paraselsu, médike i sientista de natureza, tude komesa ke un Frau Troffea ke komesá ta dansá na mei de prasa de merkòde de Strasburg.

2 Comentários

Berço que nos embala 03 Maio 2022

"By Air Mail" dizia o sobrescrito por vezes, porque a maior parte das vezes era mesmo por via marítima. Quatro meses de Singapura a Sintanton.

Mundo gira — Olhos de jade singular 01 Maio 2022

Olhos de jade, expressão de ludibrio pois que ninguém sabe se existe um único sentido de cor para se referir ao jade, à jade. Será o verde das folhas em formato de rim, será o preto da gema preciosa. Tanto diz a súmula de todas as cores quanto diz de cada uma na sua singularidade.

Conversa I. – Nos mar e pa nos peskador nos rikeza ... i kes 3 perdide na mar Bubista-Sal? 20 Mar�o 2022

3 Comentários

Filhas de Sião — Passeio Público 09 Mar�o 2022

Será o centro desta arena o Passeio de nome Presídio. Que nome para o Passeio Público onde secularmente passeamos as vaidades. Aqui olhamos em frente a Brava, para onde se foge quando o fogo se desentranha das profundezas da terra. À sombra do vulcão, o sono será dos justos?

1 Comentário

Poema dun Bubista eziladu 21 Fevereiro 2022

1 Comentário

Pátria-exílio de Daniel Filipe: Do Sal-Rei à av. de Roma 03 Fevereiro 2022

Daniel nascido na Boa Vista de mãe “indígena” no dia 1 de fevereiro de 1925, ali viveu a primeira infância. Menino na década de Trinta que viu nascer a ’Claridade’ — até que ponto esse manifesto pela caboverdianidade estará presente na obra, entre arte e compromisso, do ’exilado na pátria’?

1 Comentário

‘Mãe-Linda, ja no voltá pa Casa Grande’. … Ecoa... 20 Janeiro 2022

Era domingo esse vinte de janeiro do quinto ano da seca, que levara pais para as portas-porto de Roterdão.

Ditados em roda 10 Janeiro 2022

Agora só a ironia ilumina os seus dias grisalhos. Cinza como este, em que os termómetros marcam 26 graus centígrados, prescritivamente abreviados 26 ºC, o espaço entre o número e os símbolos de "graus" e "Celsius" estes sem espaço. Tanta prescrição!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project