NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Estudo espanhol diz que música está cada vez mais igual 08 Agosto 2012

Nos últimos 55 anos, as canções tendem a ser cada vez mais uniformes. Recorre-se às mesmas notas, instrumentos e timbres, inova-se e arrisca-se menos quando o assunto é música. Estas são as conclusões de uma investigação espanhola do Conselho Superior de Investigação (CSIC).

Estudo espanhol diz que música está cada vez mais igual

Um vídeo que se tornou viral no YouTube quando foi publicado em 2010 pelo trio cómico Axis of Awesome (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oOlDewpCfZQ) mostra que, com apenas quatro acordes, se pode tocar metade da história do rock. Desde Beatles a Red Hot Chili Peppers, de U2 a Eagle Eye Cherry, tudo é feito com as mesmas sonoridades. Agora, a investigação do espanhol CSIC, dirigida por Joan Serrá do Instituto de Investigação de Inteligência Artificial, vem atribuir mais seriedade ao assunto que atraiu milhares na Internet.

Os investigadores analisaram 461.111 temas de géneros musicais distintos nos últimos 55 anos e concluíram que a música moderna é mais repetitiva e monótona no que respeita a timbres, notas e instrumentos do que a que se fazia até meados da década de 1950.

Foram incluídas canções dos universos do rock, da pop, do hip hop, do metal e da electrónica, editadas entre 1955 e 2010, que constavam de uma base de dados da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. O estudo foi publicado, no mês passado, na revista britânica Scientific Reports.

Os investigadores olharam para as canções como se fossem textos e decompuseram-nas em vários parâmetros, concluindo que as transições entre grupos de notas têm vindo a diminuir: “Estes parâmetros nas canções são como as palavras de um texto e temos observado que cada vez há menos palavras diferentes”. Além disso, garante Joan Serrá em comunicado, é cada vez mais fácil prever qual é a nota que se segue.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter