CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Fogo: Deputada Eva Ortet visita a ilha com Chã das Caldeiras na agenda 17 Maio 2017

Eva Ortet, deputada do PAICV pelo círculo eleitoral do Fogo, está de visita àquele círculo eleitoral. A agenda da eleita tambarina está focada no contestado plano de ordenamento de Chã das Caldeiras, que, segundo a mesma força política, não sai do papel e do discurso do executivo de Ulisses Correia e Silva.

Fogo: Deputada Eva Ortet visita a ilha com Chã das Caldeiras na agenda

Conforme apurou este diário digital, a parlamentar do maior partido da oposição vai permanecer na ilha do vulcão até o dia 17, durante o qual deve cumprir um vasto programa de contactos. Tem agendado deslocação a Chã das Caldeiras e encontros com várias instituições, com destaque para a Câmara de Santa Catarina, município de que faz parte a localidade de Chã das Caldeiras.

A questão Chã vai ser objecto de análise junto dos residentes, que já promoveram várias manifestações de protestos contra a forma com vem sendo implementado o controverso plano de ordenamento desta localidade – aldeia que fica no sopé do vulcão ativo e que foi devastado com a última erupção de 2015/2016 - foi socializado a 25 de Abril. Permanece disponível para consulta pública e recolha de subsídios em vários sítios – em Chã das Caldeiras, nos Paços do Concelho (Cova Figueira), e nas instalações do Ministério das Infra-estruturas, na Cidade da Praia.

Segundo anunciaram as autoridades nacionais e locais, o plano define áreas para novas construções e agricultura. Comtempla ainda alternativas para a rede viária, tipologia de construções e um conjunto de informações úteis para ordenamento de Chã. O Governo pretende implementar esse plano dentro de seis meses.

O plano de ordenamento de Chã das Caldeiras foi elaborado por uma equipa multidisciplinar - envolve técnicos do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), Direcção-Geral do Ambiente (DGA) e Serviço Nacional de Protecção Civil. Isto em parceria com uma equipa técnica das ilhas Canárias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter