DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo-verdianos de luto em Portugal: Faleceu o presidente da Finabrava 21 Abril 2017

O presidente da Associação Finabrava, José Dos Santos Aires, foi a enterrar, esta quinta-feira, 20, no Cemitério da Póvoa, em Portugal. É que o «guerreiro», como ficou celebrizado pela comunidade cabo-verdiana local, não pôde resistir a doença que o vinha atormentando.

Cabo-verdianos de luto em Portugal: Faleceu o presidente da Finabrava

Depois do velório realizado após o seu falecimento ontem,19, na Igreja Senhora do Rosário, a comunidade local prestou, esta quinta-feira, a sua derradeira homenagem ao José Dos Santos Aires, levando-o à sua última morada no Cemitério da Póvoa.

Conforme um dos presentes que contactou o Asemanaonline, participaram na cerimónia o Embaixador de Cabo Verde em Portugal (Eurico Correia Monteiro), amigos de Partidos Políticos, dirigentes associativos, familiares, amigos e individualidades. «O Cortejo Fúnebre fez-se acompanhar pelo som da morna do Grupo Musical Finabrava. Foi lida uma mensagem endereçada à Associação Finabrava pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca», descreve a mesma fonte.

Consternação e estima

José Santos Aires era um grande activista social, que conquistou muito prestígio entre cabo-verdianos residentes em Portugal. Natural da ilha Brava, faleceu aos 52 anos de idade e morava há mais de 20 anos que em Portugal. Deixou viúva, mãe e duas filhas - uma delas é menor. «Vítima de doença prolongada, Aires era muito dedicado à família e aos amigos. O espírito combativo que o caracterizava na dedicação às suas causas, não o abandonara e estivera presente até ao minuto final da sua vida», descreve o interlocutor referido.

Para a direcção da Associação Finabrava que presidia, a morte de José do Santos Aires constitui uma grande perda para a organização. «É com profundo pesar que comunicamos a todos os familiares, amigos e conhecidos que perdemos (hoje 19 de Abril) um dos nossos pilares. Faleceu o nosso Presidente José Aires. Perdeu a luta contra a doença que o afectava há algum tempo. Só quem conviveu de perto com ele sabe o quanto sofreu e lutou. És um guerreiro e jamais serás esquecido. A Associação Finabrava Portugal agradece todos os momentos em que te privastes de estar com a tua família para estares presente nas diversas actividades. Nunca serás esquecido, porque o teu contributo foi enorme. À família enlutada, neste momento de grande perda e dor, endereçamos os mais sinceros sentimentos», lê-se no post colocado na página da organização.

José dos Santos Aires era também um homem que se identificava com os ideais da esquerda democrática moderna, militando no PAICV. « O PAICV-Portugal, endereça à Família enlutada e à Associação Finabrava as suas mais sentidas e elevadas condolências», diz em nota a 1ª secretária Madalena Semedo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter