NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

MIL homenageia o cantor Ruy Mingas como o Prémio Personalidade Lusófona 2016 18 Abril 2017

O Movimento Internacional Lusófono (Mil) vai homenagear, esta terça-feira,18, o músico angolano Ruy Mingas com a atribuição do «Prémio Personalidade Lusófona 2016», num acto que decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa - Rua Portas de Santo Antão, n.º 100- a partir das 16 horas locais.

MIL homenageia o cantor Ruy Mingas como o Prémio Personalidade Lusófona 2016

Para a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA), essa homenagem a Ruy Mingas com «Prémio Personalidade Lusófona 2016» constitui um justo reconhecimento pelo contributo que o mesmo tem ao desenvolvimento cultural nos países de língua oficial portuguesa.

Filho de André Rodrigues Mingas e Antónia Diniz Vieira Dias, Ruy Mingas foi, primeiramente, praticante de atletismo - em salto em altura e 110 m na modalidade de barreiras - através do Clube Benfica. Participou no programa zip-zip da RTP inaugurado em 1969, onde apareceu depois no primeiro disco do mesmo programa com a canção "Ixi Ami (Minha Terra)».

Pertencente a uma família de influentes músicos angolanos, foi por intermédio do tio Liceu Vieira Dias que Ruy Mingas aprendeu «um ritmo e uma nova maneira de interpretar a música» da sua terra. Ele desenvolveu a sua sonoridade própria e influenciou o outro grande músico angolano - o seu irmão André Mingas. Além de ter composto a letra do actual Hino Nacional de Angola, Rui Mingas foi um dos autores da conhecida canção «Meninos do Humango», celebrizada em Portugal através do cantor Paulo de Carvalho.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter