CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Bispo D. Ildo Fortes preside Missa Crismal no Mindelo 10 Abril 2017

O Bispo da Diocese do Mindelo Dom, IIdo Fortes, presidirá, na Pro-Catedral de Nossa Senhora da Luz - igreja paroquial de São Vicente- a missa crismal que decorre durante a Semana Santa, de 11 a 16 deste mês. A celebração desta Semana Pascal reúne todos os sacerdotes que compõem aquela Diocese de Barlavento e centenas de fiéis católicos da ilha do Porto Grande.

Bispo D. Ildo Fortes preside Missa Crismal no Mindelo

A missa crismal inicia-se nesta terça-feira, 11, na Pró-Catedral, Igreja Nossa Senhora da Luz, no Mindelo, e congregará todos os sacerdotes da Diocese do Mindelo - das ilhas de Santo Antão, S.Vicente, S.Nicolau, Sal, Boa Vista - que vão “renovar o compromisso de fidelidade à sua missão, diante do Bispo e do povo de Deus”.

Faz ainda parte do evento uma gama de actividades religiosas, nomeadamente a bênção dos santos óleos e a consagração do óleo de crisma, instituição da eucaristia, do sacerdócio, adoração do santíssimo sacramento, liturgia de palavras, adoração da cruz, sagrada comunhão, vigília pascal, entre outras.

De referir que a diocese do Mindelo foi erigida a 14 de Novembro de 2003 pelo Papa João Paulo II, por desmembramento da Diocese de Santiago de Cabo Verde com sede na Praia, a capital da nação. O bispado mindelense tem como jurisdição toda a região do Barlavento, constituída pelas ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista e Sal. O seu primeiro bispo foi Arlindo Gomes Furtado - até então vigário-geral da diocese de Cabo Verde- promovido recentemente para o posto de Cardeal.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau