LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Timor Leste: Oito candidatos disputam as eleições presidenciais deste Domingo 19 Março 2017

A República Democrática do Timor Leste vai a eleições presidenciais, neste Domingo,20. Oito candidatos concorrem ao cargo, em substituição do actual Chefe de Estado, José Maria Vasconcelos, mais conhecido por Taur Matan Ruak, que é o seu nome de guerra.

Timor Leste: Oito candidatos disputam as eleições presidenciais deste Domingo

As mesas de voto estarão abertas entre às 7 e 15 horas locais (20h de domingo e 4h de segunda-feira, em Cabo Verde).

Conforme a imprensa local, o Governo concedeu dois dias de tolerância de ponto - na segunda e terça-feira -, devendo a paragem ser seguida pelo sector privado. Segundo as autoridades locais, as tolerâncias de ponto visam permitir que os eleitores se desloquem aos locais onde estão registados para votar que, em muitos casos e devido às condições das estradas, obrigam a viagens de longas horas.

Segundo as autoridades da pátria de Xanana Gusmão, as oito candidaturas – menos cinco do que as apresentadas às eleições presidenciais de 2012 – foram submetidas no Tribunal de Recurso entre 23 de janeiro e 5 de fevereiro, último dia do prazo previsto no calendário eleitoral aprovado para o voto de 20 de maio.

José Neves, ex-comissário da Comissão Anticorrupção (CAC), foi o primeiro a apresentar a sua candidatura ao tribunal (a 23 de janeiro), seguindo-se dois dias depois Amorim Vieira, um timorense que viveu na Escócia e que chegou a ser militante do Scottish National Party em East Killbridge.

Já a 01 de fevereiro foi apresentada a candidatura de Antono Maher Lopes (apoiado pelo Partido Socialista de Timor) e no dia 03 de fevereiro foram apresentadas as candidaturas de Ângela Freitas, atual presidente do Partido Trabalhista (PT) e de António da Conceição, ministro da Educação, apoiado pelo Partido Democrático (PD).

No dia 4 do mesmo més, foi entregue no tribunal a documentação da candidatura de Francisco Guterres (Lu-Olo), presidente da Fretilin e ex-presidente do Parlamento Nacional. E finalmente no domingo, 5 de fevereiro, foram entregues as candidaturas de José Luis Guterres, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual deputado da Frente Mudança (FM), e a de Luis A. Tilman, de quem não foi ainda possível obter informação adicional.

Entretanto, o escritório das Nações Unidas em Timor-Leste recomendou aos seus funcionários que, se possível, fiquem em casa durante a recta final da campanha para as presidenciais de segunda-feira (em Cabo Verde acontece no domingo por causa do fuso horário diferente), evitando assim concentrações de militantes dos diferentes partidos políticos concorrentes a essas eleições.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau