NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Goa da Índia acolhe exposição um olhar sobre Cabo Verde 20 Março 2017

A Goa da India, que foi também colónia da Portugal, acolhe, nesta segunda-feira,21, no âmbito da inauguração do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões local, a exposição de fotografia "Outro Alguém — um olhar sobre Cabo Verde", da autoria de Patrícia Santos Pinto. Tratam-se de fotografias tiradas (ver ilustração) em várias ilhas de Cabo Verde e que pretendem retractar algumas características desse que +e considerado país da Morabeza.

Goa da Índia acolhe exposição um olhar sobre Cabo Verde

Tendo ficado impressionado com a incitava, o escritor José Luís Peixoto escreveu no catálogo da exposição, enaltecendo Cabo Verde cantado pelos seus trovadores. "Dez grãozinhos de terra espalhados no meio do mar", assim Cabo Verde foi, segundo Peixoto, cantado por Cesária Évora, a voz que mais longe levou o nome do país.

«Essa terra é castanha e negra, da cor do vulcão do Fogo. Esse Atlântico que a rodeia é incrivelmente azul, como o céu de meses e meses sem chuva», descreve o escritor, para quem é curioso que um arquipélago que foi encontrado deserto, tenha como grande riqueza o seu povo.

«A história das ilhas está escrita na pele desta gente misturada. Portugueses estabelecidos no território ou a caminho do Brasil, navegadores de várias origens, homens e mulheres escravizados na África Continental, eis algumas das raízes destes olhares com que nos cruzamos hoje em Cabo Verde. Estas imagens propõem um caminho pela generosidade dos sorrisos crioulos. São a tentativa de que essa luz chegue até aqui», conclui José Luís Peixoto.

A autora da exposição "Outro Alguém — um olhar sobre Cabo Verde» é conhecida no mundo lusófono. Patrícia Santos Pinto é, segundo as nossas fontes, uma fotógrafa portuguesa, com alguma experiência na comunicação social do seu país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau