Cultura

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Centro Cultural do Mindelo organiza MICADINAIA Fest 19 Março 2017

O Centro Cultural do Mindelo (CCM) reestrutura-se com uma nova visão para relançar a cultura em S.Vicente. A pensar nisso, promove, esta terça-feira,21, em parceria com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC), a MICADINAIA fest, na cidade do Mindelo. Para a cerimónia de reabertura do centro, estão programadas,“com um novo olhar contemporâneo”, várias actividades culturais, nomeadamente música, dança e teatro.

Centro Cultural do Mindelo organiza MICADINAIA Fest

Segundo a organização, a Micadinia Fest - nome que o escritor João Vário deu à sua cidade natal de Mindelo - integra o projecto voltado para o crescimento das dinâmicas dos espaços culturais em S.Vicente, enquadrado numa nova política cultural do governo. “Com uma direcção artística e uma programação versadas para as Artes Performativas, visa alavancar e conectar o Centro e a ilha com o universo criativo, com o nível de qualidade que actualmente prolifera pelas cidades do mundo”.

Localizado numa das zonas mais emblemáticas e históricas da Cidade do Mindelo, a velha Alfândega é um edifício do século XIX, que funcionou - no tempo do carvão, dos ingleses e das grandes casas comerciais - como “um dos alvéolos mais importantes do pulmão da Província, que foi o Porto Grande do Mindelo”.

Restaurado em 1997, este edifício, classificado como património histórico, alberga actualmente o CCM com a sua programação diversificada e rica, que vai desde a música, exposição de pintura e fotografia, passando por exibição de filmes, lançamento de livros e teatro. Para além disso, o Centro recebe eventos de outras associações culturais ou universitárias e acolhe iniciativas como “Março, mês de teatro” e “Mindelact”.

“Hoje, o CCM é considerado a sala de visita da cidade do Mindelo - um local com memória e aberto para novas propostas do advir. “É um espaço que permite também reportar à memória do antigo armazém Real, onde foi registada a primeira revolta popular dos famintos desta ilha, tarjado no poema de Gabriel Mariano, Capitão Ambrósio”, realça a nova direcçáo do Centro Cultural do Mindelo.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau