LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Crise política na Guiné Bissau: Reunião do Conselho de Estado em contexto de "preocupação" do "P5 17 Março 2017

Continua sem solução a crise politica na Guiné Bissau. O Presidente José Mário Vaz, convocou, na quarta-feira última, o Conselho de Estado, uma semana depois de uma outra reunião deste órgão de consulta ter desembocado na discórdia total entre os seus membros.

Crise política na Guiné Bissau: Reunião do Conselho de Estado em contexto de

Tal como na sessão anterior, foi examinada a proposta de saída de crise do Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, que preconiza uma estratégia para a implementação dos Acordos de Conacri assinados em Outubro de 2016.

Segundo a RFI, deste roteiro consta nomeadamente a proposta da formação de um novo governo de consenso. Este deve a ser chefiado por Augusto Olivais do PAIGC, iria abranger os cinco partidos com representação no Parlamento, O PAIGC, que venceu as últimas eleições, ficaria com 17 pastas e o PRS com 12 postos ministeriais. Os partidos com menos assentos parlamentar, como PCD, a UM e o PND, teriam uma pasta cada.

Ataque verbal

Para a mesma fonte, num contexto em que é difícil antever os resultados das discussões, a comunidade internacional não tem deixado de dar conta da sua preocupação. Com efeito, ainda antes da reunião do Conselho de Estado, o Presidente José Mário Vaz recebeu os representantes em Bissau do chamado "P5", que integra as cinco grandes entidades: Nações Unidas, União Africana, CEDEAO, União Europeia e CPLP.

Em comunicado conjunto, os representantes da comunidade internacional deram conta da sua "preocupação" perante a escalada verbal à qual se tem assistido nos últimos dias entre os actores políticos do país. O "P5" fez um apelo para que "todos os actores políticos na Guiné-Bissau coloquem os melhores interesses da nação no centro das suas acções". O "P5" considerou ainda "os acordos de Conacri como sendo a estrutura preferida para resolver a crise na Guiné-Bissau".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade



Newsletter