INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Holanda: Partido VVD, do primeiro-mistro Mark Rutte, ganha maioria de assentos parlamentares 16 Março 2017

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, conseguiu assegurar 31 dos 150 assentos parlamentares para o VVD, o partido que lidera, de acordo com uma primeira projeção publicada, esta quinta-feira,16, pela NOS, a emissora nacional holandesa.

Holanda: Partido VVD, do primeiro-mistro Mark Rutte, ganha maioria de assentos parlamentares

Segundo Euronews citando a imprensa europeia, a anti-islamista e anti-europeista partido de Geert Wilders, PVV, obteve o mesmo resultado que outros dois partidos (CDA e D66): 19 lugares parlamentares. A projeção foi baseada em entrevistas a eleitores à boca das urnas.A afluência às urnas prevê-se na ordem dos 82%, contra os 74,6% das eleições de 2012, também de acordo com a NOS.

A representação partidária holandesa pode vir a traduzir até 15 partidos no Parlamento, o que tornará mais demorada a constituição de um governo de coligação por parte de Rutte.

Para a mesma fonte, se os resultados se confirmarem, confirma-se também o alívio dos partidos tradicionais europeus, particularmente em frança e na Alemanha, onde o nacionalismo de extrema-direita tenta um forte impacto nas eleições que ambos os países terão este ano.

O chefe de gabinete da Chanceler alemã Angela Merkel, Peter Altmaier, parabenizou a Holanda pelo resultado “sensacional” do primeiro-ministro Mark Rutte, numa mensagem via Twitter em holandês.

A Alemanha irá a eleições em setembro, com o partido eurocéptico Alternativa para a Alemanha, aliado a Wilders, a tentar entrar no parlamento alemão pela primeira vez.

Mark Rutte apelidou, segundo o site referido, estas eleições na Holanda como os quartos-de-final europeus, com as eleições francesas a representarem a semi-final e as alemãs a simbolizar a final. Os resultados oficiais finais estavam sendo esperados por volta da meia-noite.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade



Newsletter