CINEMA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Titón: figura central do cinema cubano em retrospetiva no Festin 07 Março 2017

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorre em Lisboa até quarta-feira, promove, nos próximos dias, uma retrospetiva sobre Tomás Gutiérrez Alea, expoente do cinema cubano.

Titón: figura central do cinema cubano em retrospetiva no Festin

Segundo Portugal Digital, Tomás Gutiérrez Alea, conhecido por muitos como Titón, foi uma das personalidades mais importantes da cinematografia de uma Cuba pós-revolução, e parte da sua obra é lembrada na edição em curso do Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa.

Contando com mais de 20 filmes, divididos por entre a ficção e o documental, o cineasta abordou a crise identitária vivida por uma América rendida à globalização, assim como os inúmeros problemas oriundos do neocolonialismo.

O Festin, em colaboração com a Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura e o Instituto Cervantes, apresenta uma mostra do legado de Titón.

Conforme a mesma fonte, na sexta-feira última, o festival deu início à mostra com o documentário-tributo concebido pela sua mulher, Mirta Ibarra, "Titón: de La Habana a Guantanamera". Nos dias 6, 7 e 8, às 18h30, três obras que integram a retrospetiva serão projetadas no auditório do Instituto Cervantes.

Filmes portugueses e brasileiros para ver no Festin

Esta segunda-feira a programação do Festin inclui o documentário "O próximo samba", de Marcelo Lavandoski, cuja exibição, às 16h30 de Lisboa, no cinema São Jorge, contará com a presença do realizador brasileiro.

Também serão exibidos os filmes "Rosa negra", da portuguesa Margarida Gil, o documentário português "Afinando pessoas, pássaros e flores" e o documentário brasileiro "Mulheres que cuidam de mulheres".

Diz ainda o site que, a partir das 18h30, haverá no Cinema São Jorge uma mesa-redonda para debater "Feminismo, género e sexualidade", estando ainda programados outros filmes. O dia fechará com a longa metragem brasileira "Prova de coragem", de Roberto Gervitz, e com o documentário português "Um sonho soberano", de Gonçalo Guerra.

Ver a programação completa pode ser consultada em www.festin-festival.com

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau