CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Carnaval no Mindelo: Desfile de grandes blocos começa esta segunda-feira 27 Fevereiro 2017

Os grandes blocos do carnaval mindelense começa a desfilar esta segunda-feira,27, devendo o cortejo prosseguir, no dia seguinte, com os quarto concorrentes oficiais – Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Vindos do Oriente. A festa do Rei Movo culmina, no período de manhã de quarta-feira das cinzas, com o anúncio dos vencedores do carnaval-2017.

Carnaval no Mindelo: Desfile de grandes blocos começa esta segunda-feira

Carnaval no Mindelo: Desfile de grandes blocos começa esta segunda-feira Os grandes blocos do carnaval mindelense começa a desfilar esta segunda-feira,27, devendo o cortejo prosseguir, no dia seguinte, com os quarto concorrentes oficiais – Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Vindos do Oriente. A festa do Rei Momo culmina, no período de manhã de quarta-feira das cinzas, com o anúncio dos vencedores do carnaval-2017.

A cidade do Mindelo está animada por causa da esperada festa do carnaval. Depois de mais de uma semana de movimentação com os grupos de Mandinga, escolas e jardins da ilha, o desfile dos grandes blocos começa, esta segunda-feira, com a Escola de Samba Tropical. Com o arranque previsto às 21 horas a partir da Praça Amílcar Cabral, o cortejo com os carros alegóricos deve passar pelas principais ruas de Mindelo – Avenida 5 de Julho, Rua lisboa, Avenida Baltasar Lopes de Silva, Praça Nova – ao habitual ritmo de muita samba com batucada, folia e fantasia. Como aconteceu nos anos anteriores, vai ser um momento de grande espetáculo, segundo prognosticam elementos da organização.

Mas o grande dia da festa do Rei Momo em S.Vicente vai ser na terça-feira,28, altura em que vão desfiliar os quatro grandes blocos, disputando os vários prémios. Conforme o programa já definido, começa às 14H30 com o desfile dos grupos da animação. Logo depois devem entrar em cena os grupos de Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Vindos do Oriente.

A fazer fé nas informações recolhidas, a competição vai ser sobretudo entre o Monte Sossego e Vindos do Oriente, que têm sido, nos últimos anos, os principais vencedores dos vários prémios do carnaval mindelense.

A par do desfile concorrencial, «as ruas da Morada» vai estar também animada com o carnaval espontâneo de animação. Mas neste particular o destaque vai para os grupos de Mandiga, principalmente os da Ribeira Bote/Ilha da Madeira e Fernando Pó/Fonte Francês.

Animação e turismo

Por causa da festa do Carnaval, Mindelo conhece, neste momento, uma animação especial. Além de turistas, começam a chegar à cidade pessoas doutras ilhas – personalidades e figuras públicas já estão em S.Vicente ou a caminho da ilha. O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva já confirmou, por exemplo, a sua presença na festa - deve chegar esta segunda-feira a Mindelo para assistir, à noite, o desfile da Escola de Samba Tropical, e na terça-feira,28, ver os quatro blocos concorrentes do carnaval 2017.

Entretanto, a festa do Rei Movo culmina, no período de manhã de quarta-feira das cinzas, com o anúncio dos vencedores do carnaval-2017. Além do melhor grupo, haverá prémios para Rei e Rainha, melhor carro alegórico, melhor música, primeira-dama, rainha da bateria, entre outros.

Este ano o Ministério da Cultura e Indústria Criativas co-participou no financiamento do carnaval de S.Vicente e de S.Nicolau. Isto por considerar que nestas ilhas o festejo do evento é mais forte e tem forte impacto no desenvolvimento do turismo em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter