Presidenciais 2016

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Gâmbia: Jammeh enfim sai e Adama Barrow é novo presidente 23 Janeiro 2017

Ao fim de seis semanas de impasse, com a Cedeao a pressionar, o Senegal a promover a investidura de Adama Barrow em Dacar (foto) e a enviar tropas, não restou a Jammeh senão aceitar passar a presidência da Gâmbia ao candidato eleito em 1 de Dezembro. Este sábado às 19H20, o ditador deixou Banjul a bordo de um avião privado na companhia do presidente Alpha Condé que lhe vai dar asilo em Concacri.

Gâmbia: Jammeh enfim sai e Adama Barrow é novo presidente

Adama Barrow tomou posse da presidência da República da Gâmbia, na quinta-feira, na embaixada gambiana em Dacar. O Senegal e a Nigéria anunciaram de imediato que iam enviar tropas para apoiar o novo presidente, depois que as Nações Unidas deram o seu aval para a Cedeao intervir a fim de “garantir a transferência pacífica de poder”.

As eleições de 1 de Dezembro tinham dado a vitória a Adama Barrow. O presidente Yahya Jammeh, de 51 anos e durante 22 anos chefe de Estado, tinha começado por aceitar o veredicto popular. Mas oito dias depois fez marcha-atrás e disse que não aceitava o resultado.

Caos político resolvido à pressão

A complicada situação política no começou no dia 9 de Dezembro, com o volte-face de Jammeh. Depois de ter felicitado Adama Barrow pela vitória nas eleições, voltou atrás e recusou deixar a presidência.

Jammeh decretou o estado de emergência para evitar que o rival assumisse o cargo, enquanto as Forças Armadas ficaram divididas entre ambos.

Mas esta sexta-feira o Chefe do Estado-Maior declarou que ia colocar-se ao lado de Barrow.

Fonte: AFP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade



Newsletter