NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

O foguete deu o aviso e o pilão já bate em São Filipe 29 Abril 2016

A festa é pública e constitui um verdadeiro espectáculo feito de cânticos, danças ancestrais. O ritual do pilão que iniciou esta quarta-feira só se cala esta sexta-feira,29. A Fundação Casa das Bandeiras, festeira da edição 2016 das tradicionais festas da bandeira de Nhô São Filipe, rendem homenagem ao padre António Francisco Sanches, que foi pároco da Nossa Senhora da Conceição e de Santa Catarina de 1992 a 2009.

O foguete deu o aviso e o pilão já bate em São Filipe

À volta de um pilão, onde estão três mulheres a pilar o milho num ritmo cadenciado com a mistura do toque de tambor, postam-se vários outros intervenientes que compõem o corpo de uma verdadeira orquestra de percussão.

O ponto alto da festa acontece este sábado,30, com a matança de animais logo ao amanhecer e fogos de artifício à meia noite, anunciando o Dia da Bandeira e de Nhô San Filipe. O almoço dos Cavaleiros na Casa das Bandeiras junta os guardiães da tradição, festeiros e individualidades nacionais e estrangeiras convidadas para a festa.

Este ano, a Casa das Bandeiras homenageia o padre António Francisco Sanches. Segundo Henrique Pires, um dos dirigentes da Casa das Bandeiras,“o padre Sanches era uma figura muito conhecida na ilha, que deixou muitas amizades e foi um dos apoiantes desde a primeira hora da Casa das Bandeiras”.

Além da sua missão religiosa, o padre Sanches foi professor liceal durante 15 anos. Enquanto eclesiástico desempenhou as funções de pároco de Santo Amaro, Tarrafal (1974), de Santa Catarina, Santiago (1976 – 1983), Nossa Senhora do Socorro, Praia (1987), Nossa Senhora da Conceição, de Santa Catarina do Fogo e de São Filipe (1992 – 2009) e da cidade da Praia, em 2009.

Refira-se que as festas da Bandeira e de São Filipe começam a 25 de Abril com várias actividades sociais e terminam no domingo,1 de Maio, com a passagem da bandeira ao festeiro do ano seguinte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade



Newsletter