LEGISLATIVAS 2016

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Presidente cessante da AP CPLP saúda eleições em Cabo Verde 07 Abril 2016

O presidente cessante da Assembleia Parlamentar da CPLP, Fernando da Piedade Dias dos Santos, saudou em Brasília, capital do Brasil, a realização, com êxito, das eleições legislativas em Cabo Verde. Ao discursar no acto solene de abertura da VIº AP CPLP, o também presidente da Assembleia Nacional de Angola referiu que, com este pleito, aquele país africano renovou, sem dúvida, a confiança no regime democrático e nas suas instituições.

Presidente cessante da AP CPLP saúda eleições em Cabo Verde

Fernando da Piedade Dias dos Santos saudou igualmente a Guiné Bissau por manter estável e funcional as suas instituições, apesar dos enormes desafios que tem enfrentado. Ressaltou o facto de esse funcionamento ser feito dentro dos marcos constitucionais.

No seu discurso, disse que a VI Assembleia Parlamentar da CPLP é uma oportunidade para se efectuar o balanço das actividades desenvolvidas no âmbito da presidência rotativa que Assembleia Nacional de Angola assumiu desde 2013. Disse ser também uma ocasião para a renovação dos vínculos históricos e laços de afectos seculares que caracterizam as relações entre os povos e países da comunidade lusófona.

Considerou, por outro lado, que o Brasil, país acolhedor desse encontro, é hoje uma voz cada vez mais crescente no concerto das nações, pelos feitos alcançados na luta contra as desigualdades económicas e sociais, degradação ambiental e flagelos, como HIV/SIDA.

Para si, esta potência emergente tem assumido com dignidade a construção de uma zona de paz e prosperidade na América do Sul. De igual modo, exprimiu, o seu empenho nos assuntos globais que concorrem para a construção de um sistema económico mundial humanizado, nesta era da globalização e de incertezas.

"Este percurso garante a nossa esperança de uma presidência da Assembleia Parlamentar activa, pois auguramos que a enorme respeitabilidade e o seu renovado interesse pela CPLP venham engrandecer a nossa organização", concluiu.

A VI Assembleia Parlamentar da AP CPLP decorre até esta quinta-feira, em Brasília, com a participação de mais de 50 deputados, de quase todos os estados membros.

Cabo Verde é o único ausente

O encontro decorre sob o tema "Paz e Desenvolvimento na CPLP" e vai, de entre outras actividades, fazer o balanço dos resultados obtidos no período 2013/2016 e perspectivar o mandato para 2016/2018.

O evento decorre diante de um cenário político e económico, no país anfitrião, considerado crítico e incerto.

O Brasil acolhe a reunião numa altura em que a sua economia é fortemente afectada, devido a queda da credibilidade do governo e da sua equipa económica, face a reprovação das medidas de ajustes fiscais.

c/ Angop

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau