Nho Sonjon

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mosteiros: CMM comemora Dia Mundial da Língua Materna 19 Fevereiro 2016

A Biblioteca Municipal do Concelho dos Mosteiros promove um conjunto de actividades a partir desta sexta-feira,19, para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, que se assinala este domingo 21 de Fevereiro.

O primeiro evento será uma oficina destinada a monitoras de jardins infantis. “Afetividadi Y arti na kriansa” que tem como orientador o artista Princezito, a que acontece na Biblioteca Municipal. Neste mesmo dia, o salão nobre da Câmara Municipal dos Mosteiros será palco do lançamento do livro “Antigu Pensamentu”, da autoria de Princezito, numa edição especial do encontro literário “Café com Versos”.

Já, no sábado, 20, a escola Secundária dos Mosteiros, em parceria com a Biblioteca Municipal, organiza uma palestra subordinada ao tema “O Espaço da Língua Materna”, proferida por um dos professores da disciplina de História daquele estabelecimento de ensino. “Esta palestra é uma das formas de lembrar a importância da língua e a diversidade de línguas pelo mundo inteiro”, salienta uma fonte da organização do evento.

De recordar que no ano de 1999 a UNESCO declarou o dia 21 de Fevereiro como sendo o Dia Internacional da Língua Materna. A data é comemorada todos os anos em todos os estados membros da UNESCO e suas matrizes, e tem como objectivo promover o multilinguismo e a diversidade cultural. Existem cerca de 6000 línguas faladas no mundo, sendo que metade está quase a desaparecer. Assim, a UNESCO propõe a recuperação das línguas sob ameaças de extinção.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter