CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mar Azul dominou o Carnaval em São Filipe 10 Fevereiro 2016

O Grupo Cultural e Recreativo Mar Azul venceu a edição 2016 do Carnaval em São Filipe com 1879 pontos. No segundo lugar ficou Fogo em Chamas. No terceiro Faxa da Terra e Amigos da Natureza amargou o quarto e último posto com 1603 pontos. Merecidamente Mar Azul é o melhor do Carnaval deste ano em São Filipe, segundo os jurados. A grande crítica nesta edição são as péssimas condições da Avenida Amílcar Cabral (Rua do hospital) utilizada para o desfile.

Mar Azul dominou o Carnaval em São Filipe

O desfile aqueceu São Filipe com milhares de pessoas a encherem as principais ruas. A cidade dos sobrados esteve colorida neste dia de Carnaval, com imaginação e criatividade. Ninguém quis perder a festa que decorreu sob o signo da paz e segurança.

Mar Azul, do Bairro do Belcthês, que também arrebatou a maior parte dos prémios individuais, ou seja, o de melhor carro alegórico, o de rei e da melhor porta-bandeira. Melhor rainha do Carnaval foi para Fogo em Chamas. Já a melhor música pertence ao grupo Faxa da Terra.

O vencedor da edição do Carnaval 2016 levou cerca de três centenas de pessoas (entre figurantes e músicos) às ruas da cidade de São Filipe. Apresentou como enredo o amor desde a fase de namoro até ao casamento.

O desfile do grupo do Bairro do Belcthês foi alegre, e com alas compostas maioritariamente por jovens. Merecidamente é o melhor do Carnaval deste ano em São Filipe.

O grupo Fogo em Chama retratou este ano um dos produtos mais típicos da ilha, o café, com um enredo que mostra as suas diferentes fases, desde a produção até à sua exportação.

Faxa da Terra escolheu como tema para este Carnaval a Civilização Egípcia. Quis contar a história desta civilização através de pirâmides, Faraós e outras figuras. Já o grupo Amigos da Natureza quis retratar aspectos relacionados com a protecção da natureza.

Em termos de prémios, o primeiro lugar recebe 150 contos, o segundo 120, o terceiro 90 e o quarto 50 contos. Nos prémios individuais, foram premiados com 15 mil escudos cada, o melhor carro alegórico, a melhor música, porta-bandeira, o rei e rainha do Carnaval 2016.

A grande crítica nesta edição são as condições da Avenida Amílcar Cabral (Rua do hospital) utilizada para o desfile. O risco de os desfilantes caírem era real, devido às péssimas condições que a pista (estrada) apresenta. Aguarda-se com alguma expectativa a conclusão do hipódromo, que terá também a valência de sambódromo.

Nicolau Centeio

Algumas fotos cedido por: Cvc Entertainment

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau