CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Praia: Cinco grupos concorrem no Carnaval 2016 10 Fevereiro 2016

Cinco grupos desfilaram esta terça-feira, 09, na Avenida Cidade de Lisboa no Carnaval 2016. Vindos d’África (do Bairro Craveiro Lopes), Estrela da Marinha, Acarinhar, Vindos do Mar (de Achada Grande) e Samba Jó (do Palmarejo) disputaram o primeiro prémio. Trouxeram temas como "As sete maravilhas de Cabo Verde", "O jogo da vida", "França – terra da liberdade", "Inspiração no brilho" e "Direitos humanos".

Praia: Cinco grupos concorrem no Carnaval 2016

O grupo da Terra Branca, Estrela da Marinha, foi o primeiro a desfilar na Avenida Cidade de Lisboa. Trouxe 200 figurantes, que apresentaram ao público o tema “As sete maravilhas de Cabo Verde”, ao som da música “De maravilhas em maravilhas”, composição de Constantino Cardoso.

De seguida veio o “Acarinhar”, que trouxe o tema “O jogo da vida”, também com 200 figurantes, entre os quais dezenas de crianças portadoras de deficiência. “Vindos do Mar”, o terceiro grupo oficial, contou com 250 figurantes a exibir alguns valores inspirados na França, tais como "liberdade, igualdade, fraternidade e solidariedade”, por considerarem aquele país como terra de liberdade. A música apresentada por este grupo chama-se “La France”, da autoria de Vladimir Ferreira.

De seguida, surgiu “Samba Jó”, da zona do Palmarejo, com o tema “Inspiração no brilho”, integrando 350 figurantes, subdivididos em seis alas. “Vindos d´África”, grupo do Bairro Craveiro Lopes, foi quem encerrou o desfile. Contou com mais 300 figurantes e sete carros alegóricos. E para chamar à atenção, "Direitos humanos" foi o tema com que este grupo quis despertar a consciência da sociedade.

A classificação, segundo a organização do evento, será divulgada na quinta-feira, 11. Entretanto, o vereador da Cultura da Praia adiantou que o 1º classificado receberá um montante de 500 contos, o 2º leva 360 contos e o terceiro, 240 contos. “Aos dois últimos classificados atribuir-se-á um valor de 50 contos cada, como prémio de participação”, garante.

À semelhança do ano passado, outros prémios serão atribuídos para melhor rei, melhor rainha, rainha-bateria, mestre-ala, melhor porta-bandeira, melhor música e melhor bateria.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau