NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Djinho Barbosa cria tema para projecto musical sobre alterações climáticas 05 Outubro 2014

Djinho Barbosa é um dos 193 compositores que o produtor australiano Rob Slaney convidou para criar a música do The Global Climate Change Music Project. É uma campanha internacional que quer através da música alertar todos – cidadãos comuns e líderes – sobre os perigos que as alterações climáticas representam para a sobrevivência do planeta Terra e dos seus habitantes.

Djinho Barbosa cria tema para projecto musical sobre alterações climáticas

Close to the limit (Perto do limite, em português literal) é o tema que Djinho Barbosa compôs para a banda sonora da campanha, em resposta ao desafio lançado por Rob Slaney: criar uma música que lembrasse a natureza no seu país de origem, usando o instrumento que quisesse. A escolha recaiu sobre os teclados. Afinal, foi como tecladista do extinto grupo Finason que Djinho se tornou célebre.

São 30 segundos de música totalmente instrumental (www.theglobalclimatechangemusicproject.info/west-africa/) que recordam o som do vento, este elemento da natureza que, ao longo dos séculos, moldou tanto a paisagem de Cabo Verde, tornando-a agreste, como o temperamento dos seus filhos, obrigando-os a ser criativos para sobreviver num clima adverso.

O vídeo que junta o tema de Djinho Barbosa aos dos outros 192 compositores, de todos os continentes, já está no Youtube. Durante cerca de 12 minutos ouve-se vários estilos de música, tocados em diferentes instrumentos, que servem de banda sonora a imagens de paisagens à volta do mundo e de líderes ecologistas, como o antigo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

TSF

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter