CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Nicolau: Ataque de carrapatos dizima vacas e cabras na ilha 13 Novembro 2017

Uma epidemia Carrapatosa está afectar de forma violenta o gado bovino e caprino em S.Nicolau. Os criadores lançam o SOS, alertando estarem preocupados com o ataque dessa praga, que vem, desde algumas semanas, dizimar os animais domésticos. Aflitos com a grave situação, os criadores denunciam a falta de orientação técnica por parte do Ministério da Agricultura e Ambiente de como combater de forma eficaz a espécie em causa. Na tentativa de tentar salvar os seus animais doentes, vêm realizando curativos manuais, o que coloca em risco a saúde pública nas terras do Chiquinho.

São Nicolau: Ataque de carrapatos dizima vacas e cabras na ilha

Em entrevista ao Asemananaonline, alguns criadores dizem-se desesperados por se sentirem sozinhos no combate a esta praga, pois criticam que o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está desprovido de condições técnicas e medicamentosas para eliminar «o maldito espécie animal».

Para as mesmas fontes, trata-se de uma situação grave e que exige a intervenção urgente do Governo da República. « É uma situação preocupante, porque sentimos pena dos nossos animais a morrerem por falta de meios para combater essa terrível epidemia provocada pela investida dos carrapatos contra o gado bovino e caprino"», avança um dos dos criadores referidos, que questiona a passividade do Ministério da Agricultura e Ambiente perante esse ataque violento dessa praga em S.Nicolau.

É que os criadores e consumidores estão a colocar em risco a sua própria saúde, já que vêm realizando algum tratamento com as suas próprias mãos e sem as condições e os cuidados fito-sanitários mínimos exigidos para o efeito.

PAICV pede intervenção do Governo

Entretanto, o deputado do PAICV (oposição) pelo círculo de São Nicolau, também chamou a atenção do MAA para dispensar mais atenção ao caso. Américo Nascimento exigiu uma intervenção urgente por parte do Ministério no combate aos carrapatos, que conforme disse, "está a dizimar os gados bovinos e caprinos no município de Ribeira Brava, agravando ainda mais a situação dos criadores neste momento".

“Tive um encontro com os criadores que estão aflitos porque não têm ninguém para os acudir. Para além da situação da falta de pastos, estão também com esta epidemia a afectar de forma violenta o gado bovino e caprino”, informa Nascimento, exigindo a presença permanente de um veterinário para assistir tecnicamente os criadores no concelho e na ilha, em geral.

Apesar da insistência deste jornal, não foi possível, até o fecho desta edição, ouvir a versão do Ministério da Agricultura e Ambiente. Havendo reacção do governo, prometemos retomar a matéria numa das próximas edições deste diário digital.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau