SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Filipe: João Mendes é o festeiro de Nhô Sanfilipe no próximo ano 02 Maio 2017

A tradicional festa de Nhô Sanfilipe culminou, na tarde desta segunda-feira, com a passagem do testemunho, no Alto de São Pedro, ao festeiro da edição de 2018. Trata-se do economista João Mendes, descendente da ilha do Fogo e residente na Cidade da Praia.

São Filipe: João Mendes é o festeiro  de Nhô Sanfilipe  no próximo ano

A escolha do festeiro para o próximo ano foi consensualizada entre os responsáveis da Casa das Bandeiras e o acto da passagem do testemunho aconteceu, como sempre, no Alto de São Pedro, Cidade de São Filipe.

João Mendes garante que a festa de Nhô Sanfilipe constitui uma tradição que se encontra na veia de todos os que têm o hábito de a comemorar. “Sou descendente da ilha do Fogo e tenho uma ligação muito forte, porque tenho muitos familiares que comemoram os santos e outros que são tamboreiros e coladeiras”, sublinha.

Mendes mostrou-se disponível e comprometido para dar continuidade à comemoração das festas de Bandeira de São Filipe e, para tal, assegura que vai, desde logo, criar parcerias e pessoas interessadas a integrar as comissões e organizações capazes de proporcionar e desenvolver esta, que é considerada a maior festa tradicional cabo-verdiana.

“Esta festa, devido à sua dimensão, tende a ganhar espaços cada vez maiores e atrair pessoas de todas as ilhas e quadrantes do planeta. Por isso, vamos fazer com que todos se envolvam para a sua elevação e que seja comemorada num ambiente de paz e tranquilidade”, afirma.

Câmara faz balanço positivo

Durante quase duas semanas, o Concelho de São Filipe esteve em festa para assinalar os cem anos de desenterro da festa da Bandeira do Município. Esta, que é já uma das maiores manifestações culturais de Cabo Verde, terminou esta segunda-feira, 0, ao ritmo das músicas de sucesso do grupo musical “Bulimundo” na Praça do Presídio.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe (CMSF), Jorge Nogueira, revelou à imprensa que a festa de Nhô São Filipe proporcionou aos residentes e visitantes diversos tipos de actividades - culturais, desportivas, recreativas , desportivas e outras.

Para ele, a edição 2017 foi considerada um sucesso e decorreu num clima de paz e muita convivência. “Estamos satisfeitos, porque todas as principais actividades foram devidamente organizadas, realizadas e houve uma grande adesão da população nesta, que é considerada, a maior festa tradicional em Cabo Verde”.

Entretanto, o edil sanfilipense promete diligenciar junto do Governo e parceiros da CMSF, no sentido de criar espaços dignos e maiores que possam acolher todas as pessoas que pretendem assistir e participar nas festas do município e da bandeira nos próximos anos - anunciou a construção de um novo palco em outro sítio para a actuação dos artistas.

Questionado sobre o orçamento obtido para a realização da edição deste ano, Nogueira revela que os custos das actividades rondaram os 25 mil contos, sendo uma grande parte financiada pelos patrocinadores e parceiros da autarquia. “Contudo, esperamos que as receitas conseguidas deste ano cubram as nossas despesas das actividades realizadas”, perspectiva o edil da cidade dos sobrados.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau