CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Filipe: Faxa da Terra e Fantasia confirmam ausência no desfile oficial 02 Fevereiro 2018

Os grupos carnavalescos Faixa da Terra e Fantasia de S.Filipe do Fogo já manifestaram a indisponibilidade de participar no desfile deste ano. Falta de recursos económicos e de apoio do próprio Ministério da Cultura são apontados pelos responsáveis como factores principais que pesaram para a tomada de tal decisão. Fora isso, os sanfilipenses poderão assistir ao pré-desfile dos grupos Fogo em Chamas e Mar Azul. Os dois grupos saem novamente às ruas, no domingo, para anunciar, com música, brilho, cor e muita animação, que a festa do Rei Momo está a chegar à Cidade dos Sobrados.

São Filipe: Faxa da Terra e Fantasia confirmam ausência no desfile oficial

Faxa da Terra, o grupo, que tem tido uma participação assídua nos desfiles carnavalescos, chegou a confirmar, no primeiro encontro realizado, a sua participação, independentemente dos valores monetários prometidos para a realização da festa do Rei Momo dentro das suas possibilidades. Mas esta semana FT recuou na sua decisão e manifestou a impossibilidade de participar no desfile oficial.

Caetano Rodrigues, vereador da Cultura daCamara de São Filipe, disse que uma das razoes apontadas pelo grupo para a não participação no desfile é a ausência, na ilha, de elementos nucleares, não permitindo, assim, ao grupo apresentar um “Carnaval à altura”.

O presidente do grupo, Victor Gonçalves, adiantou que o grupo tem estado a apresentar um carnaval com um certo nível e não fazia sentido este ano “participar só por participar” no desfile, sabendo que a equipa “não está na sua máxima força”, isto por um lado.

Por outro, indicou o factor tempo e a falta de apoio do próprio Ministério da Cultura como outro factor que pesou para a tomada desta decisão. Porém, confirmou a saída do grupo apenas para animação.

Assim, com a desistência de Faxa da Terra, que se junta ao de Fantasia de Cobom, que desde o início manifestou a sua indisponibilidade por razões diversas, o desfile deste ano conta apenas com a participação de dois grupos - vai ser mais fraco do que no ano passado.

Ppremios
O valor inicial para os prémios é de 410 contos, o mesmo do ano passado, distribuído em 150, 120, 90 e 50 mil escudos para o primeiro, segundo, terceiro e quarto classificados respectivamente. Assim, como os prémios individuais, os para o melhor carro alegórico, rei, rainha, porta-bandeira e música, mantêm-se inalteráveis.
Tendo em conta a desistência de dois grupos, o que significa que sobram cerca de 140 contos, referentes ao somatório do valor do terceiro e quarto lugar, no encontro de quinta-feira os grupos poderão propor que o valor seja repartido para aumentar o montante dos prémios.

Na edição 2017 do Carnaval em São Filipe, o grupo Mar Azul foi o grande vencedor, seguido de Fogo em Chama, Faxa da Terra e Fantasia de Cobom

Fora isso, os sanfilipenses poderão assistir ao pré-desfile dos grupos, Fogo em Chamas, Mar Azul, os dois grupos saem novamente às ruas, no domingo, para declarar - com música, brilho, cor e muita animação- que a festa do Rei Momo está a chegar. Apesar das dificuldades financeiras, o Fogo Em Chamas e Mar Azul, que irão disputar o ceptro de melhor grupo carnavalesco - trabalham a todo o vapor, com o objectivo de vencer o concurso do melhor Carnaval 2018 em S.Filipe. Os responsáveis dos grupos preferem não levantar o véu sobre os seus enredos e temas.

Além do desfile oficial, os grupos de animação já preparam a fantasia do Rei Momo para animar a tarde do dia 13 de fevereiro, com alegria, brincadeiras, shows e muita diversão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau