Cultura

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ribeira Grande de Santiago: IPC e CNU realizam primeira Conferência sobre Educação Patrimonial 04 Dezembro 2017

O Instituto do Património Cultural (IPC), em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO (CNU), realiza, nos dias 5 e 6 de Dezembro, na Cidade Velha, a primeira Conferência sobre “Educação Patrimonial”. O acto de abertura será presidido pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, e vai contar com a participação de 15 oradores, que vão discutir e reflectir à volta das linhas orientadoras da educação patrimonial e promover a conhecimento do património cultural ao nível local e nacional.

Ribeira Grande de Santiago: IPC e CNU realizam primeira Conferência sobre Educação Patrimonial

Para o efeito, o Instituto do Património Cultural (IPC) leva à Cidade Velha uma dezena e meia de oradores, para juntos traçarem um plano de educação para preservação e salvaguarda do Património Nacional. Um conjunto formado por profissionais em diversas áreas da educação, associações locais e agentes ligados à preservação de bens culturais.

Em comunicado divulgado, diz o IPC que se pretende, por outro lado, buscar formas na implementação de actividades extra-curriculares, centradas no património cultural, com vista a desenvolver conhecimento nesta matéria, tanto ao nível local como nacional, na óptica de reconhecimento do passado e compreensão do presente”.

“O património cultural é uma realidade viva, que só adquire verdadeiro sentido na sua relação com a comunidade, envolvendo as pessoas. Acredita-se que a sua preservação só será possível num acto de co-responsabilidade, sendo a comunidade a principal guardiã do seu património”, mostra.

De referir que o IPC é uma entidade vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial material e imaterial do país, proporcionando sua existência e usufruto para as gerações presentes e também futuras.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau