POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Renovação na Praia-Sul: Nova liderança de Edson Barbosa Andrade quer ajudar o PAICV a recuperar a Câmara da Praia 19 Maio 2017

Edson Barbosa Andrade, licenciado em Engenharia de Gestão Industrial, foi eleito, com maioria qualificada, 1º secretário do Sector Praia –Sul do PAICV, durante a conferência da mesma estrutura que decorreu no final semana passada, na Capital. Além do relançamento dos grupos de base, o novo líder tambarina na Praia-Sul anuncia, na entrevista que segue, protagonizar uma oposição firme e responsável para ajudar o seu partido vencer as próximas eleições, com foco na recuperação da Câmara Municipal da Praia.

Renovação na Praia-Sul: Nova liderança de Edson Barbosa Andrade quer ajudar o PAICV a recuperar a Câmara da Praia

Pode anunciar quais são as metas principais do novo Conselho de Sector que lidera?

- Pretendemos trabalhar para o reforço, na prática, dos princípios e valores caros ao PAICV e o empoderamento das estruturas de base do Sector Praia Sul, que são a verdadeira força do Partido. Isto considerando que o Sector Praia Sul é o com o maior número de militantes do partido, em Cabo Verde e na Diáspora.

E no plano externo qual vai ser as metas principais da sua liderança?

- Já no plano externo, pretendemos reforçar a credibilidade do PAICV, junto da sociedade, com uma particular atenção a ser dispensada à camada jovem. Vamos projectar e potenciar a imagem do PAICV, enquanto partido de Esquerda Democrática Moderna, que deve estar na linha da frente da defesa dos interesses nacionais. Queremos ainda reforçar as alianças com a sociedade, sobretudo através do incremento da participação de cidadãos independentes, que são, inequivocamente, uma grande mais-valia. Tudo no sentido de poderem trazer ao partido novas ideias, novas visões e novas abordagens da forma de estar e de fazer política em Cabo Verde.

De que forma a sua equipa pretende assegurar o suporte político ao PAICV enquanto maior partido oposição em Cabo Verde?

- Com apoio, através da permanente auscultação e do envolvimento dos militantes nas estruturas de base, à Bancada Municipal do PAICV e à nossa Representação Parlamentar. Isto para, juntos, construirmos essa Oposição firme, responsável e construtiva, que tenha a capacidade de fiscalizar e de, simultaneamente, apresentar propostas alternativas de governação. Claro que um partido com o percurso, a história e o legado do PAICV tem, tanto na situação, como na Oposição, de assumir as suas responsabilidades com o País e assumir-se, em qualquer momento, como alternativa à governação, seja a nível do Governo Central, seja a nível das Câmaras Municipais.

E em relação à Câmara da Praia, qual vai ser a ambição principal da nova direcção que preside?

- Pela sua responsabilidade, o PAICV tem de ter, sempre, a ambição de vencer as eleições, mormente num Município como o da Praia. Isto pela importância capital que tem para o processo de desenvolvimento do país.
E essa ambição deve ser estribada no trabalho, feito com responsabilidade e humildade, com base numa visão clara, e com o propósito maior de melhorar a vida dos cabo-verdianos - neste caso, no Concelho-Município da Praia.

Motivação e nova visão

Com que motivação aceitou o desafio de liderar o Sector da Praia-Sul?

- Com uma extraordinária vontade de trabalhar por um PAICV mais forte e por um Cabo Verde mais Justo. Com uma absoluta disponibilidade e uma entrega total às causas e aos valores e princípios propugnados pelo PAICV. Fai também com um inequívoco interesse de colocar, com humildade, a minha capacidade de trabalho e a minha experiência enquanto jovem ( que já assumiu também algumas funções de responsabilidade na estrutura da administração pública), ao serviço do meu País e do Partido no qual me revejo.

Uma outra motivação de aceitar o desafio de ser líder do Sector Praia-Sul tem a ver com uma enorme motivação de trabalho com as bases do partido, com os militantes, com os cidadãos, no dia-a-dia, conhecendo os seus problemas, as suas expectativas, para juntos podermos construir as melhores respostas e ultrapassarmos os desafios existentes.

Como interpreta a sua eleição como 1º secretário de Praia-Sul pela maioria esmagadora dos delegados presentes na recente Conferência do Sector?

- Demonstra uma grande confiança na Equipa inter-geracional do Conselho de Sector, que tenho a honra de liderar, e que assumimos, enquanto Colectivo (em que todos são importantes e imprescindíveis), com humildade e respeito, mediante o compromisso de tudo fazermos para estarmos à altura das expectativas que, em nós, foi depositada!

Estaremos a trabalhar, com muito afinco, nos próximos tempos, para, de forma seria e comprometida com o País e com o Partido, implementarmos a visão e os compromissos que constam da nossa Moção de Estratégia, que foi elaborada com base na conjuntura política que atravessamos neste momento no país.

Pretendemos, igualmente, resgatar, de forma muito calorosa, a camaradagem que sempre caracterizou a relação dos Militantes, Amigos e Simpatizantes, desta grande Família que é o PAICV, pois, para nós, na política também deve existir afectividade e a entrega às causas públicas (de forma directa ou indirecta) deve ser feita por amor àquilo em que acreditamos, que é Cabo Verde!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau