NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Primeiro-Ministro visita ONGs norte-americanos focado na boa governança e transparência 27 Setembro 2017

Dando seguimento a sua agenda em Washington, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e do Embaixador em Washington, Carlos Veiga, reuniu-se ontem segunda-feira, 25, com a direcção do National Democrat Institute, nas pessoas do seu Presidente, Ken Wollack, da Vice-Presidente, Shari Bryan e do Diretor Sénior da África Ocidental e Central, Chris Fomunyoh.

Primeiro-Ministro visita ONGs norte-americanos  focado na boa governança e transparência

Fortalecer as parcerias entre esta instituição e o Governo de Cabo Verde, sobretudo nas iniciativas em curso, como ao nível de transferência do Poder Executivo, bem como na partilha de experiências nesta área, estiveram na agenda do encontro. Conforme o governo, são pontos considerados importantes, tendo em conta que, recentemente, Cabo Verde, através do Embaixador em Washington, Carlos Veiga, liderou uma equipa do NDI à Gambia, com vista à partilha da experiência do país na transferência de poder.

A pensar nisso, o Primeiro-Ministro considerou pertinente o país estar engajado em dar continuidade a esta cooperação e reforçar os compromissos em promover os valores e os princípios da democracia na sub-região,” mormente agora que o país vai assumir a presidência da CEDEAO”, afirmou Correia e Silva, reafirmando que Cabo Verde pretende exercer o cargo com muita responsabilidade e pautado pelos mesmos princípios que norteiam o NDI.

Aliás, baseando nesses mesmos pressupostos, o Chefe do Executivo esteve também reunido, também na segunda-feira, com o Conselho Executivo do Open Government Partnership, em Washington DC.

Para o Primeiro-Ministro, foi mais uma oportunidade de apresentar os grandes compromissos do seu Executivo para com o OGP, nomeadamente as medidas concretizadas, como gratuitidade aos cidadãos no acesso às publicações do Boletim Oficial, o Observatório do Funcionamento da Administração Pública, com a missão de garantir imparcialidade, transparência e cumprimento das leis nas relações dos serviços da Administração Pública com os cidadãos, entre outras.

No quadro do programa do governo, Correia e Silva, realçou, por outro lado, a implementação do Doing Business, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios em Cabo Verde.

O "Open Government Partnership", por sua vez, mostrou-se satisfeito e elogiou o fato de Cabo Verde assumir, no próximo ano, a Presidência da CEDEAO e da CPLP, uma forma de trabalharem conjuntamente na promoção da Organização diante dos países membros dessas comunidades.

O Chefe do Governo fez saber ainda que o seu Executivo está a criar, em parceria com a Sociedade Civil, um Plano Nacional de Acção com vista a implementar iniciativas que promovam a transparência, a cidadania, o combate à corrupção e às novas tecnologias para fortalecer a governação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau