BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Presidente do Parlamento das ilhas Canárias visita Cabo Verde 28 Janeiro 2018

A convite do Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, estará de visita a Cabo Verde, de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro, a Presidente do Parlamento das ilhas Canárias, Carolina Darias San Sebastián, que se faz acompanhar de uma importante delegação daquela Região autónoma do Reino da Espanha. O objectivo dessa visita visa abordar questões atinentes à cooperação entre os Parlamentos referidos, que têm uma “relação de amizade e fraternidade de há muitos anos” . Estas ficaram reforçadas com a recente passagem dos voos domésticos da TACV para a Binter, em que as Ilhas Canárias desemprenharam um papel crucial no processo.

Presidente do Parlamento das ilhas Canárias  visita  Cabo Verde

Durante a sua permanência de seis dias em Cabo Verde, Carolina Darias San Sebastián e Jorge Santos terão, entre outros assuntos em agenda, reuniões de trabalho, visitas a pontos de interesse turístico e económico nas ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão e Sal.

Segundo o comunicado a que este jornal teve acesso, as afinidades entre as Assembleias de Cabo Verde e das Canárias são tidas como as mais fraternas, sendo que a visita da Chefe da Casa Parlamentar daquelas ilhas da Macaronésia, representará “a prova cabal desse relacionamento e acontecerá num momento de viragem na História do Nobre Edifício Nacional”.

Entretanto, convém não perder de mira que os dois arquipélagos resultantes da epopeia ibérica por mares, nunca dantes navegados, comungam de uma narrativa histórica comum e gozam de uma excelente cooperação que se vem fortalecendo desde de 1998 com a assinatura do convénio de colaboração em matéria de Formação Profissional, Programa Indicativo de Cooperação (PIC) - 2002/2004. Mas estas estas relações de amizade e cooperação ficaram reforçadas com a recente passagem dos voos domésticos da TACV para a Binter, em que as Ilhas Canárias desemprenharam um papel crucial no processo.

Para dignificar a “este périplo histórico”, San Sebastian aproveita também a ocasião para visitar “in loco”, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), o Pelourinho e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Cidade Velha, o Campo de Concentração do Tarrafal, entre outros pontos de interesse nas ilhas atrás referidas.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau