MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Poligamia punida no Nepal, ou Modernidade e Tradição — quando colidem 13 Julho 2017

No Nepal, foi punido, em separado, com 20 mil rupias e dois anos e meio de prisão, “pelo crime de poligamia” (sic). A denúncia partiu da primeira esposa.
São as tradições locais a entrarem em colisão com as instituições do mundo moderno.

Por: Cecília R. Neves

Poligamia punida no Nepal, ou Modernidade e Tradição — quando colidem

A esfera mediática (basta ir a um motor de busca para chegar às fontes) divulgou esta semana o insólito de um casal ter sido punido, em separado, com 20 mil rupias e dois anos e meio de prisão, “pelo crime de poligamia” (sic). A denúncia partiu da primeira esposa.

O caso deu-se no Nepal, encravado entre a Índia e China, de que só temos notícia quando há terramotos — como os que quase todos os anos levam a destruição a esse país dos Himalaias.

Poligamia benéfica para o agricultor, ruinosa para o comerciante

Velhos hábitos em contextos novos? O primitivo uso a sobrepor-se à atualização necessária?

As circunstâncias que nas sociedades primitivas conduziram em muitos casos à poligamia diferem das nossas. Contudo, na atualidade ainda há sociedades em que as velhas e as novas instituições coexistem — a um ritmo descompassado.

Estudos económicos têm demonstrado quais as consequências – no sentido que na linguagem familiar damos a esse substantivo feminino — que surgem se, modificadas as condições, os agentes não mudarem de atuação.

A Europa ocidental enfrenta neste momento, com as cautelas próprias dum terreno desconhecido, o problema da poligamia, que tem repercussões sobre o direito à assistência social. A vaga de refugiados é uma das causas, como se vê pelos 60 mil casos na Alemanha, 100 mil na França, 15 mil na Itália.

Cabo Verde: amanhã vamos debater

O tema vai ter de ser discutido em Cabo Verde, como está a ser um pouco por todo o mundo ocidental. Em moldes modernos. Para já, o debate atual sobre os direitos LGBT centra-se na questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo. As discussões começam acesas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau