ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Olavo Correia: Temos todas as condições para fazer de Cabo Verde uma plataforma digital e de inovação 06 Janeiro 2018

O Governo de Cabo Verde vai tudo fazer para fazer deste país “uma plataforma digital e de inovação”. A garantia é do Ministro das Finanças, Olavo Correia, que a partir de desta sexta-feira, passa a responder pela pasta das Tecnologias.

Olavo Correia: Temos todas as condições para fazer de Cabo Verde uma plataforma digital e de inovação

Olavo Correia que falava no âmbito do Iº Encontro com a Juventude sobre a Economia Digital, que teve lugar esta manhã, na sala de conferências do Ministério das Finanças, avançou que o Governo está a trabalhar para criar o ecossistema que irá permitir transformar Cabo Ver nesta plataforma que se quer.

“Enquanto Governo, estamos todos empenhados, particularmente ao nível do Ministério das Finanças, com a nova orgânica, para criarmos o ecossistema. Queremos ouvir os Jovens. Governar hoje não é fazer leis ou regulamentos. Governar hoje é motivar, incentivar, é desafiar e é a construção de um projeto e coletivo. E aqui ninguém é mais importante do que o outro. Temos sim papéis diferentes. Mas a nossa responsabilidade para com o futuro do nosso país é a mesma.

Sobre o Iº Encontro com a Juventude sobre a Economia Digital, o Ministro explicou que teve por objetivo demonstrar que “temos jovens capazes, qualificados, empreendedores, empresas inovadoras que estão a desenvolver soluções à escala nacional, mas que podem ser soluções globais. Por isso, cabe ao Estado estabelecer um pacto e uma parceria com estes empresários para que isso venha a acontecer, por forma a termos jovens bem qualificados. Que contribuírem para o desenvolvimento de Cabo Verde e do mundo, com empregos bem remunerados, mas também a competir à escala global”.

Por outro lado, disse Olavo Correia, com este encontro ficou claramente demonstrado em que temos jovens formados em Cabo Verde com grande capacidade. “Foi um ato extraordinário. Eu quis marcar este encontro demonstrando em como, com entusiasmo, podemos fazer de Cabo Verde um país inovador, uma plataforma de inovação e do conhecimento”. Para se alcançar esta meta, o Ministro identifica 5 peças essenciais: a Juventude, a Inovação, o Conhecimento, a Empresa (enquanto uma organização) e a Qualificação dos recursos humanos. “Não há futuro sem cultura. E cultura é inovação e criatividade. O futuro deste país está na nossa capacidade de qualificarmos os nossos jovens para serem jovens do mundo e no mundo”, sublinhou.

Neste encontro, técnicos e administradores de empresas que laboram neste ramo digital, como “Zing Developers”, “Iphome”, “Doutvisions”, “Ihaba” e Green Studio” apresentaram os seus projectos ao mesmo tempo que partilharam com o público as suas politicas para se projetarem à conquista do mercado internacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau