REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

ONU alerta: Abusos por atores não-estatais não justificam violações de direitos por parte dos governos 02 Maio 2017

O governo das Nações Unidas pediu, esta segunda-feira, a vigilância para proteger e promover os direitos humanos de todos, alertando sobre o uso da retórica por parte dos Estados de que eles podem "resolver problemas" e encontrar caminhos em torno de salvaguardas legais. A instituição está preocupada com a situação que se vive na Turquia.

ONU alerta: Abusos por atores não-estatais não justificam violações de direitos por parte dos governos

"O uso ou a criação de alguma forma de névoa política para criar confusão às vezes, mesmo chegando à profundidade cobrança da verdade ou partes dela, de modo que um governo pode prosseguir uma determinada linha [é], eu acho que algo [...] para assistir com muito cuidado ", disse ao Onu news o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos Zeid Ra’ad Al Hussein, em conferência de imprensa realizada em Genebra.

"Violações por atores não-estatais de normas de direitos humanos, de direito internacional, não, e não devem servir como base para violações por parte de atores do Governo", sublinhou.

Conforme o mesmo órgão, expressou particular preocupação com o estado de emergência renovado na Turquia e a situação dos direitos humanos nesse país. Avança que, segundo relatos, até 150 mil funcionários foram suspensos. Além disso, existem relatos de que na semana passada cerca de 10 mil policiais também foram suspensos e cerca de um mil deles detidos.

"Com um número tão grande, é altamente improvável que as suspensões e detenções tenham cumprido as normas de processo devido", acrescentou Zeid.

"Sim, os ataques terroristas precisam ser combatidos, mas não à custa dos direitos humanos, e estou muito preocupado com o estado de emergência renovado que foi realizado em meados de abril e o clima de medo no país", sublinhou o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau