LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Moçambique com maior taxa de suicídios em África 17 Maio 2017

A República de Moçambique (RM) detém a mais alta taxa de suicídios em África. A revelação é da representante local da Organização Mundial da Saúde (OMS), Djamila Cabral, para quem a depressão é a principal causa do problema.

Moçambique com maior taxa de suicídios em África

Com uma taxa de 17,3 suicídios em cada 100 mil habitantes, Moçambique é o país africano com maior índice de suicídios no continente negro.

Em declarações a RFI, a representante local da Organização Mundial da Saúde afirma que a depressão é a causa do problema. Mas Djamila Cabral garante estar em curso um trabalho com o Ministério da Saúde para fazer face aos altos índices de suicídios nesse país de língua oficial portuguesa, que fica situado no sudoeste africano.

Entretanto, a OMS define a depressão como sendo um transtorno mental que pode afectar pessoas em qualquer idade. Essa doença é caracterizada por uma tristeza persistente, pela perda de interesse por muitas actividades, incapacidade de realização dum trabalho diário, associada ao sentimento de culpa, ou perda de auto-estima. A depressão é geralmente acompanhada por perturbações do sono ou do apetite, cansaço e falta de concentração, durante pelo menos duas semanas. Alerta a OMS que, no pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, que é a 2.ª principal causa de morte em jovens dos 15 aos 29 anos no Mundo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau