ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro José Gonçalves representa Cabo Verde na conferência sub-regional das pescas em Dakar 17 Maio 2017

O Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, vai representar Cabo Verde na 18ª sessão extraordinária da Conferência de ministros das pescas da sub-região africana, que acontece, entre 17 e 18 deste mês, em Dakar, Senegal. Neste evento participarão todos os ministros da referida area dos estados membros - Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Gâmbia, Mali, Cabo Verde, Senegal e Serra Leoa.

Ministro José Gonçalves representa Cabo Verde na conferência sub-regional das pescas em Dakar

Estes membros dos governos da sub-região africana vão aprovar instrumentos “importantes” para o funcionamento da Comissão Sub-regional das Pescas (CSRP) como a proposta da emenda da Convenção e a nomeação de um secretariado permanente, que está a funcionar interinamente desde 2013.

“Os Governos destes países não só consideram a importância das pescas nas economias e sociedades respectivas, como ainda o partilhado de certos recursos, a similitude das pescarias e as fraquezas dos meios na resolução dos esforços para enfrentar os desafios da conservação e exploração dos recursos haliêuticos”, desta a organização do encontro.

A Comissão Sub-Regional das Pescas (CSRP) é uma organização intergovernamental de cooperação haliêutica entre os sete estados africanos que constitui uma entidade geográfica, com uma população de cerca de 25 milhões de habitantes, concentrada ao longo de 3.600 quilómetros da costa e com uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 1,5 milhões de quilómetros quadrados.

Recorde-se que o projecto que levou à criação da CSRP foi apresentado e discutido durante a Conferência de ministros das pescas em Mindelo, no ano de 1984. Já, no ano seguinte, foi assinado o texto definitivo sobre a sua criação, isto durante uma conferência extraordinária dos ministros que teve lugar em Dakar.

“Ao longo dos dez primeiros anos da sua existência, a CSRP realizou uma gama de actividades ligadas à melhoria do quadro jurídico e à planificação de projectos e programas sub-regionais, sobretudo no que concerne à fiscalização e exploração dos recursos haliêuticos destes estados membros”, diz em nota o Governo de Cabo Verde.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau