DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ilha do Sal acolhe primeiro Campeonato Nacional de Xadrez 04 Setembro 2017

Numa parceria conjunta com a Câmara Municipal do Sal e com a Associação de Xadrez do Sal, a Federação Cabo-verdiana de Xadrez levará a efeito o primeiro Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA) época de 2016/2017. Este, que será o primeiro Campeonato Nacional de Clássicas a realizar no país, vai decorrer de 8 a 11 de Setembro, na Biblioteca Jorge Barbosa, na cidade dos Espargos. Além dos representantes da ilha do Sal, estarão ainda representados jogadores da Praia, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão.

Ilha do Sal acolhe primeiro Campeonato Nacional de Xadrez

conforme a organização, o CNIA pretende ser a prova principal do xadrez nacional, facto pelo qual a FCX está empenhada em que este primeiro seja um sucesso, e não só a nível desportivo.

Paralelamente ao CNIA, será ministrado um curso para novos árbitros de xadrez e uma reciclagem para os árbitros já licenciados. Pretende-se assim que Cabo Verde consiga ter um quadro de árbitros capaz de enfrentar os desafios futuros.

Está ainda prevista uma simultânea com o MI Mariano Ortega (CUB), aberta a quem queira participar, isto como uma forma de divulgar e dinamizar o xadrez.

Segundo os promotores da iniciativa, a arbitragem do torneio irá ser chefiada por um dos mais categorizados árbitros mundiais, o internacional “A” Carlos Dias (POR), que arbitrou recentemente o Campeonato Europeu de Veteranos, tendo no seu currículo, entre outras, a arbitragem da mesa que deu o título na última olimpíada de xadrez realizada em Baku, a Taça do Mundo, o Torneio do Qatar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau