LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: Ética e conduta parlamentar em exposição na ANP 13 Agosto 2017

O Palácio Colinas de Boé, na Guiné Bissau, acolhe, durante este mês de Agosto, a exposiçao“Ética e conduta parlamentar com Ntori Palan”. A sessão inaugural – aconteceu na quinta-feira ultima, 11 - foi presidida pelo presidente da Assembleia Nacional, Cipriano Cassamá, na presença do representante da União Europeia (UE) e do Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Guiné-Bissau: Ética e conduta parlamentar em exposição na ANP

Conforme o projecto Pro PALOP-TL ISC, a exposição “Ética e conduta parlamentar com N’tori Palan” é baseada no primeiro Manual de ética parlamentar, elaborado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor Leste. Esta iniciativa resulta do apoio técnico e financeiro do projeto Pro-PALOP-TL ISC ao gabinete do Presidente da ANP e à Comissão especializada permanente de ética parlamentar.

Para a organização, falar de ética parlamentar constitui uma oportunidade de fortalecimento da democracia e de aproximação do parlamento aos cidadãos. «São estes os objetivos do Manual de ética parlamentar, que se destina não só aos parlamentares e funcionários parlamentares, mas também a toda a sociedade guineense», referiu.

O Pro PALOP-TL ISC assegura que o Manual em causa está redigido em língua portuguesa e em crioulo. «A elaboração do Manual esteve a cargo da Comissão de ética, sob a chancela do gabinete do Presidente da Assembleia da Guiné-Bissau. Contou com o apoio da Especialista Parlamentar Sénior do Pro PALOP-TL ISC, Elisabete AzevedoHarman, que, ao longo de várias missões ao país, desenvolveu sessões de trabalhos para a recolha de contributos de parlamentares, com especial participação das mulheres parlamentares».

A exposição “Ética e conduta parlamentar com Ntori Palan irá estar patente, no Palácio Colinas de Boé – ANP, durante o mês de agosto. Será, depois, utilizada pela Comissão de ética para realizar sessões pedagógicas e de interacção com a juventude nas escolas, e nas diferentes regiões do país. «Após este período, estará disponível gratuitamente online na página da ANP, bem como nas diferentes plataformas online do Pro PALOP TL ISC», informa a organização do evento em nota remetida ao Asemanonline.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau