SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Grupo de seguimento reúne-se para analisar a parceria especial Cabo Verde-União Europeia 08 Mar�o 2017

O Grupo Local de Seguimento (GLS) da Parceria Especial Cabo Verde/União Europeia reúne-se, nesta quarta-feira, 08 de Março, pelas 10h00 horas, na sala de reuniões do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na Praia, para analisar e perspectivar o desenvolvimento futuro da mesma parceria económica.

Grupo de seguimento reúne-se para analisar a parceria especial Cabo Verde-União Europeia

Conforme o Governo da República, o encontro visa analisar a implementação desta parceria, bem com as perspectivas para o futuro. Da agenda constam outras questões da actualidade político-diplomática de interesses entre as duas partes, com destaque para as temáticas ligadas a mobilidades e às relações económicas e comerciais entre Cabo Verde e União Europeia.

O encontro desta quinta-feira do Grupo de Seguimento Local vai ser co-presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e pelo Embaixador do EU acreditado no nosso país, José Manuel Pinto Teixeira.

Entretanto, é de salientar que vai-se comemorar em 2017 o X Aniversário da Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europa. Esta cooperação económica está estruturada em seis pilares fundamentais. São os casos de boa governação, segurança e estabilidade, sociedade de conhecimento, luta contra pobreza, integração regional e convergência técnica e normativa. Este último constitui o grande desafio que Cabo Verde terá pela frente nos próximos anos - terá de adequar as suas instituições ao quadro normativo da Europa.

Além disso, existem outros eixos importantes da mesma parceria em análise entre as partes para se explorar, como a segurança, o combate ao narcotráfico, a promoção da igualdade de género, o acesso ao programa universitário Erasmus, entre outros aspectos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau