CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Governo diz-se engajado em melhorar o acesso à água na ilha de Santiago 08 Fevereiro 2018

O Governo está engajado em melhorar substancialmente o acesso à agua na ilha de Santiago, principalmente nos municípios de Santiago Norte, uma vez que, em relação às outras ilhas, o nível está abaixo da média nacional. Avançou o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, na sequência de uma visita efetuada esta quarta-feira, 07, à Associação dos Municípios de Santiago (AMS).

Governo diz-se engajado em melhorar o acesso à água na ilha de Santiago

Fernando Elísio Freire esteve de visita à Associação dos Municípios de Santiago, no âmbito das visitas que o Governante tem feito às instituições de solidariedade social e organizações não governamentais, com o propósito de se inteirar da sua política e reforçar o quadro de relacionamento entre o Governo e as mesmas.

De acordo com o Ministro, o Governo vai fazer o reforço em investimentos que exigem articulação com os municípios em vários setores, mas no que tange à água o Executivo está a desenvolver um Programa que permitirá maior disponibilidade desse bem básico às pessoas, bem como criar condições, através de políticas integradas, para que as pessoas possam ter rendimento para o acesso à água.

No encontro com os responsáveis da AMS ficou assente, também, fruto da articulação entre o Governo e os municípios, o Aterro Sanitário na ilha de Santiago que já está praticamente concluído, previsto para funcionar brevemente e que, conforme adiantou Elísio Freire, é preciso potenciar para a criação de redes de transporte, permitindo com que todos tenham acesso ao mesmo.

“O engajamento do Governo é no sentido de ver a ilha de Santiago como um território e fazer políticas necessárias para o seu desenvolvimento, assim como tem para todas as outras ilhas de Cabo Verde e, neste caso, os municípios são muito importantes”, realçou o governante.

O Cadastro Predial foi outra questão abordada no encontro, tendo Elísio Freire manifestado o engajamento do Governo em fazer uma georreferenciação muito “clara” dos terrenos, reforçar a requalificação urbana, bem como das orlas marítimas para transformar Santiago numa ilha com mais e melhor qualidade de vida.

O Ministro de Estado considera que a ilha de Santiago tem um grande potencial a nível do turismo cultural, dando exemplos do Património da Humanidade na Ribeira Grande de Santiago, do Campo de Concentração no Tarrafal, dos Alcatrazes em S. Domingos, bem como outros aspetos culturais em cada um dos municípios que são importantes, mostrando a necessidade de articulação para dar à ilha capacidade de produzir riquezas para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau