CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Fogo: Delegado do MAA diz que a manifestação dos agricultores não tinha razão de ser 25 Janeiro 2018

“A manifestação realizada ontem por alguns agricultores da zona sul do Fogo não tinha razão de ser, pois que reivindicam mais água e o não pagamento das dívidas”. O entendimento é do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Jaime Ledo, que deixa claro, durante uma conferência de imprensa realizada hoje,24, todo o trabalho que está sendo feito pelo ministério para disponibilizar água aos agricultores da zona sul da ilha. Ledo lança um repto aos agricultores para se sentarem à mesma mesa com MAA no sentido de se analisar também o pagamento das dívidas de fornecimento da água. “O ministério tem toda a abertura para a negociação individual dessas dívidas e os agricultores que manifestaram sabem disso. Conhecem também o posicionamento justo do ministério em relação à dívida”,avisou.

Fogo: Delegado do MAA diz que a manifestação dos agricultores não tinha razão de ser

Para Jaime Ledo, “os agricultores, em vez de procurarem resolver institucionalmente as suas questões, deixaram-se mover por aqueles que pretendem agitar a situação e que se calhar têm outras motivações, sobretudo um dia depois de o ministro ter explicado a situação no Parlamento. Convém dizer que nem todos os agricultores se revêm nesta ação. A maior parte procura resolver as suas pendências em diálogo construtivo com a delegação do Ministério”.

O responsável do MAA relembra que o porta-voz dos agricultores, que esteve à frente da última manifestação, já tinha liderado uma outra ação semelhante, tendo sido depois recebido pelo próprio Ministro da Agricultura e Ambiente, que lhe explicou a situação e lhe informou das ações levadas a cabo e em curso pelo ministério a favor dos agricultores daquela zona.

“Este Senhor, um licenciado e professor em exercício, que efetivamente não tem na agricultura a sua principal fonte de rendimento, disse ao ministro que se mostrava arrependido de tal ato, mostrando-se que compreende perfeitamente a situação e o posicionamento do ministério. Inclusive recebeu a visita do ministro e duma delegação técnica na sua propriedade, onde lhe foram explicadas as técnicas de poupança de água”, explica o delegado.

Pagamento das dívidas

O mesmo não deixa de referir que “existe de facto a situação das dívidas que devem ser pagas. O ministério tem toda a abertura para a negociação individual dessas dívidas e os agricultores que manifestaram sabem disso”.

No entanto, o delgado pelo MAA na ilha, reconhece que a situação da água naquela zona “nunca foi fácil e o Ministério vem desenvolvendo muitas ações concretas para a resolver. Enumerou varias acçoes desenvolvidas como formação continua dos agricultores em técnicas de rega e poupança de água; resolver sempre de imediato as avarias no sistema; recuperação do furo FF40 em Genebra; recuperação do Furo De Nossa Senhora e reabertura do Furo de Djeu de pena com sucesso. Anuncia que esta semana o MAA vai iniciar ensaio de bombagem e seu equipamento, o que deve contribuir em mais 170 m3/Dia. Realçou ainda a reparação e substituição da bomba do estação de bombagem de Sebastião Dias.

Jaime Ledo conclui, garantindo que até finais de Março “vamos ter mais três furos equipados na zona norte”.

Protestos à carência de água

Entretanto, é de lembrar que mais de 80 por cento dos 122 agricultores de regadio da zona sul da ilha do Fogo saíram, na última terça-feira,23, à rua, na cidade de S.Filipe, em protesto à penúria prolongada de água para o cultivo da terra. A iniciativa visou denunciar a situação que se arrasta há mais de dois meses, ao mesmo tempo que serviu de alerta para aquilo que consideram ser “incompetência técnica e uma irresponsabilidade inaceitável por parte do atual Governo do MpD”. Indignados, os agricultores perguntam ainda, durante a passeata pela cidade dos sobrados, onde está «a solução prometida pelo Governo de Ulisses Correia e Silva».

Notícia relacionada: http://www.asemana.publ.cv/?Fogo-Ag...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau