NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Festividades de Nho São Filipe superou as expectactivas 02 Maio 2015

Durante uma semana o concelho de São Filipe esteve em festa para assinalar o Dia do Município e da Bandeira. Esta, que é uma das maiores manifestações culturais de Cabo verde, terminou ontem ao ritmo do Funaná, na praça do Presidio com o artista Zeca de Nha Reinalda. Apesar de um ou outro problema, as festas superaram as expectativas.

Festividades de Nho São Filipe superou as expectactivas

O evento proporcionou aos residentes e aos visitantes diversos tipos de actividades, quer culturais quer desportivas. Esta edição foi considerada por todos um sucesso e decorreu em clima de paz e de sã convivência.

A festa da bandeira é uma das tradições mais populares de Cabo Verde, pelo número de pessoas que atrai. O ritual é público e constitui um espectáculo de cântico, dança e ritmo. À volta de um pilão, onde estão três mulheres a pilar milho, num ritmo cadenciado, postam-se outros intervenientes que compõem o corpo de uma verdadeira orquestra de percussão.

A Fundação Casa das Bandeiras é o festeiro da bandeira de São Filipe para 2016, ao assumir o compromisso na tarde de, 01 de Maio, no final das cavalhadas que marcam o término da parte tradicional da bandeira.

Júlia Barros, membro mais idosa da Fundação Casa das Bandeiras, foi quem representou esta instituição e recebeu do pároco de Nossa Senhora da Conceição a bandeira de São Filipe. Acompanhado de tamboreiros, coladeras, foguetes, a bandeira de São Filipe, que em 2017 assinala o centenário do seu desenterro, regressou à Casa das bandeiras, que tem a responsabilidade de organizar as festas no ano que vem.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau