CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Festival de Café movimenta Mosteiros 23 Abril 2014

O concelho dos Mosteiros acolhe a partir desta quinta-feria a primeira edição do Festival do Café do Fogo. O edil Carlos Fernandihno Teixeira destaca que o certame visa promover e internacionalizar o Café do Fogo, como um dos melhores do mundo.

Festival de Café movimenta Mosteiros

A pacata Cidade de Igreja vai conhecer esta semana uma movimentação diferente com a primeira edição do Festival do Café. O Fogo Coffee Fest é uma iniciativa da Câmara Municipal dos Mosteiros, que envolve os produtores locais e associa as outras duas autarquias da ilha - São Filipe e Cova Figueira.

Esta primeira edição coincide com a fase final da colheita do café no Fogo e pretende promover este produto, considerado um dos melhores do mundo por entidades como a norte-americana Coffee Solution, credenciada a nível internacional nessa matéria. "O objectivo deste festival é promover e valorizar o café do Fogo, visando a sua vulgarização a nível internacional. Pretendemos ainda sensibilizar os proprietários, guardadores e apanhadores de café no sentido de renovar e expandir as plantações. Esta promoção do Café do Fogo pode vir a contar com o apoio do programa norte-americano MCA", assegura o presidente da Câmara, Carlos Fernandinho Teixeira.

O programa do festival contempla o lançamento oficial do Museu do Café do Fogo, que será designado por Concafé – Confraria do Café do Fogo. Haverá ainda uma conferência sobre o mesmo tema e animação musical com os jovens do projecto Talentos Mosteiros vol1, Show de Pina (Santa Catarina) e a banda de Augusto Cego, São Filipe. Exposição de artesanato, teatro, acrobacia e desfiles temáticos completam o programa deste primeiro.

O Fogo Coffee Fest será ainda um grande palco por onde passará todo o processo de produção do café, desde a plantação, passando pelos trabalhos de pré e pós-colheita, até se chegar ao produto final. O processo culmina com sessões especiais para degustação.

Com uma história que começou no século XIX, o café é originário das terras altas da Etiópia. Conforme a Organização Internacional do Café (OIC), em 2012, a produção de café no mundo atingiu perto de 144,5 milhões de sacas de 60 quilos. Desse total, o Brasil produziu mais de 50,8 milhões, seguido pelo Vietnam (22 milhões), Indonésia (10,9 milhões), e Colômbia (8 milhões). A quantia restante foi produzida por Etiópia, Honduras, Índia, México e outros países.

ADP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau