NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Festas do Dia do Município dos Mosteiros: Guilherme Gonçalves Monteiro “Minó de Ninita” será o homenageado 03 Agosto 2017

A edição 2017 das festividades do Dia do Município dos Mosteiros homenageia o activista cultural Guilherme Gonçalves Monteiro “Minó de Ninita”, a título póstumo, bem com outras quatro personalidades do município, incluindo um representante da diáspora.

Festas do Dia do Município dos Mosteiros: Guilherme Gonçalves Monteiro “Minó de Ninita” será o homenageado

O concelho dos Mosteiros está movimentado com as festas do Dia do Município e da Nossa Senhora da Ajuda, Santa Padroeira. A celebração da data decorre entre os dias 08 e 15 de Agosto, mas a sessão de homenagem acontece no dia 11 de Agosto, no salão Nobre do edifício de Paços do Concelho. Além de Minó de Ninita, outras personalidades do município que se destacaram nos domínios do desporto, da política, da sociedade civil e da diáspora vão ser distinguidos.

Com relação a Minó de Ninita, segundo uma nota de imprensa da edilidade dos Mosteiros, foi um activista cultural muito conhecido e respeitado em todo o concelho, tendo nascido a 05 de Dezembro de 1946 e falecido a 01 de Agosto de 2006, há 11 anos, tendo deixado muitos legados à sua comunidade e ao seu município, essencialmente no domínio da cultura.

Uma das grandes figuras do carnaval dos Mosteiros, Minó de Ninita destacou-se como um artista multifacetado, que compunha músicas de carnaval, concebia e trabalhava na montagem de andores de um dos grupos mais emblemáticos dos Mosteiros, “Estrela Negra” que fundou juntamente com os amigos.

Minó de Ninita teve passagem pelo teatro e trabalhou neste domínio enquanto militante da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC-CV). A nível político foi militante do PAICV e conhecido pelo seu dinamismo no seio do partido no concelho dos Mosteiros.

As outras personalidades a serem homenageadas ainda não foram divulgadas pela edilidade dos Mosteiros, mas são figuras de destaques a nível do município nas áreas acima mencionadas.

Gil Semedo, Grace Évora Legemea e Tabanka Jazz cabeca de cartaz nas Festividades

As festividades do município dos Mosteiros, na ilha do Fogo, e da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, que se celebram a 15 de Agosto, têm este ano como cabeça de cartaz os artistas Gil Semedo, Grace Évora Legemea e Tabanka Jazz.

Também está prevista a presença de artistas locais como Du Marthaz e Buguin, que têm conquistado muito sucesso nos últimos dois anos. Da comunidade foguense nos Estados Unidos chegam Vargas, Ana Lopes e Nelson Júnior.

Fazem parte ainda do cartaz das festas do concelho do café os Beatzboys dos Mosteiros, a Banda De Martins, a banda de Félix Lopes, Zé Delgado, Ló e Xibiote.

As festas do município dos Mosteiros têm início este ano no dia 8 de Agosto, com a inauguração da ponte de Murro e uma tarde cultural e terminam no dia 15, com o 24º festival de Praia Lantcha.

Em termos desportivos, a Câmara chefeada por Carlos Fernandinho Teixeira tem programado actividades como corrida de cavalos, atletismo e torneio quadrangular de futebol.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau